terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sobre dar parabéns

Então. Eu acho que dar parabéns é uma coisa chata. Sei lá, monótono ficar ligando e falar aquelas mesmas coisas de "muitas felicidades, saúde, paz, amor" e blablabla do raio que o parta. Que saco. Todo mundo já sabe que naquele dia fatídico todo mundo vai ligar e falar a mesma coisa. E, sei lá, eu fico meio com vergonha. De ligar e falar a mesma coisa que todo mundo. Tão previsível. E o aniversariante fica lá do outro lado falando 'obrigado' como se não fosse a quinquagésima nona vez que estivesse ouvindo a mesma frase naquele dia. E então que faz quase 30 anos que eu me obrigo a ligar para certas pessoas e dizer parabéns. É, porque por mais que eu não queira, sempre tem alguém que a gente PRECISA ligar. Aquela tia atenciosa, por exemplo. Ou pai e mãe. Avó. Ou a melhor amiga. E então, para essas pessoas específicas (porque as outras, apesar de eu lembrar sempre do aniversário de quase todo mundo, eu nem me dou ao trabalho de ligar por todos os motivos que já citei acima) eu decidi desejar umas coisas diferentes, pra mudar um pouco a rotina. Desejo baladas pra pessoa dançar até cair. Desejo muitas latinhas de cerveja pra beber até cair. Desejo um balde de pães de queijo pra comer até cair. Desejo um monte de homens gostosos pra dar até cair. E aí citando aqui pra vocês eu chego à breve conclusão que no fim das contas eu sempre desejei que todo mundo caísse e pronto.

Daí, pensando no outro lado da moeda, afirmo: lógico que eu fico esperando os parabéns das pessoas no meu aniversário. Óbvio que eu ando com o celular a tiracolo. E daí que tem que ligar e falar a mesma coisa que todo mundo já falou? Eu vou esperar sim a sua ligação porque você não tem mais que a obrigação de me ligar no meu aniversário, pessoa linda e necessitada de atenção nesse dia que sou. E aí eu posso dizer pra vocês que não. Não tem o mesmo efeito dar parabéns por msn. Muito menos por orkut. Facebook, twitter, e-mail. Não. Pra mim só tem validade se for ligação. Melhor ainda, se me der pessoalmente e com meu presente debaixo do braço. Mas não.

Acontece que eu faço aniversário em 26 de dezembro. Sabe? Tá todo mundo de ressaca do Natal e fazendo planos de Reveillon. Bonito assim. E então eu devo dizer que faz 30 ANOS DE VIDA que eu sou uma pessoa frustrada porque nas minhas festas de aniversário sempre estava todo mundo viajando. Se bem que hoje eu não ligo mais não. Hoje eu me limito a sentar ali num Outback da vida e encher a cara de sorvete. Sozinha mesmo. Porque nenhuma balada abre no dia do meu aniversário, pra variar. Enfim, já acostumei. O que eu não acostumei mesmo são os recados no orkut. E então esse ano eu decidi que ia apagar o dia do meu aniversário das redes sociais. Bonito assim. E quero só ver quem vai lembrar. Porque pra mim vai ter valor assim. Alguém que lembrar sem aviso automático. Sem a foto da minha cara lá na sua página inicial dizendo OI, É MEU ANIVERSÁRIO, VOCÊ TEM OBRIGAÇÃO DE ME DIZER PARABÉNS. E então, avisando uma amiga dessa minha decisão, eu ouvi "xi, eu posso esquecer". E então eu já falei: problema seu. Que anote na agenda. Que coloque post it no peru de Natal. Que escreva no cabeçalho das passagens da viagem. Não quero nem saber. Esse ano eu decidi que quero felicitações apenas de quem se lembra de mim. Ou de quem faz esforço pra não esquecer, que seja. Porque eu estou cansada de ouvir desculpas do tipo "não deu pra te ligar porque eu tava viajando pra putaqueopariu, sabe como é, você faz aniversário bem nesse dia!" e então quando passa o ano as pessoas emburram porque eu não liguei nos aniversários delas, porque é óbvio que se elas fazem aniversário em qualquer outro dia chato do ano e espera-se que eu não tenha mais nada pra fazer além de ligar pra dar parabéns porque eu não tinha mais que obrigação.


Sugestão de comunidade para o momento: aqui.

Não fui eu que fiz não, mas com certeza é uma das melhores do Orkut.

9 comentários:

  1. kkkk. Me identifiquei muito com esse post. Também detesto dar parabéns, ligar, etc....acho um saco! Mas tem certas pessoas que a gente realmente PRECISA ligar e tal. E apesar de tudo isso, também espero ligação de todo mundo e nada de msn, orkut, facebook....nada virtual! Que por sinal ultimamente tem sido só isso. As pessoas estão cada dia mais distantes....Mas enfim, adorei o post! rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk Eu odeio ligar no dia do aniversário, sou um cu pra isso. Mas o seu é impossível esquecer, pq é um dia antes do da minha irmã (e duas chatas rsrsrs). Olha não prometo ligação, pq não ando podendo pagar interurbando, mas email, orkut ou qquer coisa assim garanto que rola (se eu não morrer atravessando a rua qdo sair daqui claro). Mas assim como vc, eu adoro que me liguei no aniversário, 25 de março anote ai rsrs.

    PS: Qdo disse para não ler o post, era se vc pretende ver o filme ou ler o livro, pois ai vc já ficaria sabendo o final rsrsrs

    Beijos flor

    Saudades

    ResponderExcluir
  3. Ai Rê! Você leu meus pensamentos. Agora mesmo estou me preparando psicologicamente para ligar amanhã para dar os parabéns a um amigo. E eu também ODEIO ligar pra dar os parabéns. A conversa é sempre igual, monótona, e dificilmente o assunto flui depois. Por outro lado, assim como vc, fico rodeando o telefone durante todo o dia do meu aniversário. E DETESTO receber parabéns por msn e outros do tipo.
    Pra mim é telefone ou abraço.
    Faremos um protesto, hahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah eu sou carente e sempre quero muitas ligações no meu niver! Principalmente das pessoas que gosto muito, mas nem sempre isso ocorre graças ao bendito Orkut!

    Quanto ao dia do seu niver ser 26/12, pense que sempre tem alguém em pior situação: tenho uma amiga que faz no dia 01/01! Aí ou o povo esquece do niver dela, ou manda um único torpedo (obvio, porque quase todos estão viajando) com os dizeres: Feliz Ano Novo e Feliz Aniversário!!!! Rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha que eu super me identifiquei com esse seu texto, sabe. Meu aniversário não cai em meio de feriado, só de vez em quando é que ele resolve cair no meio da Semana Santa, mas são traumas superáveis. E eu super te entendo.
    Eu sou a favor de manifestações parabenísticas (!) naturais, sem forçação (!) de barra... enfim, espontâneas. Também sou péssoas em dar os parabéns, costumo ser cruta e objetiva, ponto. Já foi.

    Ah, tava com saudades desse seu humor. E tô louca pra ler seus relatos sobre o show do Bon Jovi. De verdade! Qdo entrar de férias, sento aqui pra ler, nem que seja só uma parte delas...
    Beijo procê.

    ResponderExcluir
  6. Ri um monte!
    Também não gosto de ligar pras pessoas desejando feliz aniversário porque acho chato falar aquilo que todo mundo fala. Normalmente também desejo quenem você, muita festa, comida boa, homem bonito, riqueza e magreza!
    Meu aniversário um ano ou outro cai no carnaval, mas eu nem ligo tanto porque~não sou a maior fã de aniversários do mundo e confesso que depois da terceira ligação de tia perguntando se já tô namorando eu encho o saco.
    Vou marcar DJÁ o dia 26 de dezembro na minha agenda, e você vai ter que aceitar um parabéns virtual se até lá eu não tiver seu número, hahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. adorei! adorei mesmo
    =)
    tenho um amigo q faz aniversário no mesmo dia... lembrei q quase nunca ligo
    aiai não me odeie...

    ResponderExcluir
  8. Fato que vou republicar esse seu post. Fato.
    Acho um porre essa obrigação.

    ResponderExcluir
  9. vou te mandar uma mensagem fonada... assim vc escuta e eu não preciso ligar.. hehehe brincadeirinhaaaaaaaaa
    eu vou lembrar (ja ta na agenda do celular)

    ResponderExcluir