quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sobre O Negão

Daí que eu fui lá ler os posts da Anna sobre filmes cool e fiquei pensando. Renata, minha filha. Quais são seus filmes favoritos? Então. Difícil pensar. Primeiro porque eu sou a criatura mais bagunçada no quesito enredo de filmes que conheço. Misturo tudo e mais alguma coisa, de Tropa de Elite à Cinderela. Pede pra sair, Príncipe Encantado! E então, enquanto eu estou lá toda empolgada pra comentar sobre tal fato de tal filme, quando eu vejo já estou no outro e aí se a pessoa não entende bulhufas do filme que tou falando eu disfarço e continuo toda empolgada e com cara de que sou especialista na coisa e aí no fim a pessoa me acha o máximo e fica tudo bem. Mas se quem escuta é entendida do assunto, dá uma parada assim repentina e pergunta 'mas essa parte não era daquele outro filme tal?'. É, era. Sempre é. Eu sempre começo falando de um e termino comentando o outro. Só que pra mim é tudo o mesmo, entende? Tudo junto e misturado, tudo parte de um enredo só. E eu podia jurar que em Bastardos Inglórios, Hitler morreu feliz, andando de bicicleta de olhos fechados e braços abertos na contramão até passar um caminhão e plaft, enquanto o personagem de Keanu Reeves o esperava saboreando suculentas pílulas azuis com sabor de pera.

Não bastando esse fato sinistro da minha vida, soma-se à dificuldade em eleger meus filmes favoritos a regra dos 15 anos. Tipo assim: há muito, muito muito tempo, quando você era criança e chegava cansado da escola, ficava coçando a tarde toda e assistia trocentas vezes os mesmos filmes na Sessão da Tarde. E pô, mano, como eram filmes bons. Han. Passou 15 anos que você viu esse filme sensacionalmente maravilhoso já? E aê, já assistiu essa dádiva divina nos dias atuais? Pois é. Porque passado todo esse tempo, além de amadurecer o pensamento, o quesito 'era maior bom e nunca mais passou' influencia pacas no processo de oitava maravilha do universo. É, porque você nunca mais viu. Já viu namoro que terminou e você nunca mais ficou sabendo da pessoa? Nunca mais encontrou? Nunca mais conversou? Vira deus, fala a verdade. Só pelo simples fato de não estar lá todo dia enchendo os pacovás. Sumiu, evaporou, deu linha. E na sua lembrança sobraram só os momentos bons. Beautiful.

Filme sem a regra dos 15 anos é isso aê. Era lindo, maravilhoso, divino. Mas você nunca mais viu. Daí um belo dia você pensa 'nossa, que com o advento da internet lindamente supimpa pra fazer downloads, tem aquele filme da minha infância! vou baixar.' Aham. Daí você baixa, assiste... e adivinha. Putaqueopariu, que decepção. Jura que era isso que eu achava a oitava maravilha do universo? Nuss.

E então que eu não sei. Não sei fazer uma lista de meus filmes preferidos. Não sei ser linda e cinéfila feito a Anna. Não sei passar direto pela prateleira de blockbusters e lançamentos e ir direto para o canto escuro de filmes com a capa desbotada e alugar aquela coisa poeirenta que me faz espirrar e que vai passar em preto e branco e eu vou dormir no segundo diálogo. Não dá. Mas eu acho lindo. Acho mesmo que aos 30 eu devia mesmo criar vergonha na cara e ter um repertório vasto de argumentos sobre filmes B, porque veja bem que a Anna tem 16 e imagina essa garota quando tiver 30, que futuro brilhante.

É. Um dia eu vou ser assim. Mas esse dia ainda não chegou.

E enquanto eu tentava lembrar de um bom filme que gosto muito pra citar em post, eu, criatura inferiorizada cinefilamente por uma guriazinha de 16, só consegui pensar que gosto dAs Branquelas. É, um filme que quando o amigo agregado distante falou 'juro, é maior legal!' eu olhei pra cara dele e pensei: é só o Wagner. A cor preferida dele é amarelo! Eu não posso exigir muito dessa pessoa. Imagina, maior filme da galerinha do barulho de Sessão da Tarde atual (porque a Sessão da Tarde atual dá infinitamente mais vergonha alheia do que dava quando era na minha época). Aham, Wagner. Senta lá.

Mas aí um dia eu vi o filme. E aí eu posso dizer pra vocês que posso contar nos dedos quais foram os filmes que me fizeram gargalhar até engasgar nessa vida. Ó, assim só por cima, eu gargalhei horrores nO Máscara, na hora que ele coloca os policiais pra dançar. E gargalhei horrores no Todo Poderoso, quando Steve Carell gagueja durante vários minutos pra dar a notícia. E gargalhei em As Branquelas. Porque a cena de Terry Crews cantando A Thousand Miles de Vanessa Calton pra mim é demais. Tanto, que eu tive que baixar, gravar cd e decorar a música, pra cantar a plenos pulmões quando tocar no carro. Igualzinho ele. Música essa que a suburbana Stefhany fez questão de estragar - e eu vou odiá-la pra sempre por ser suburbana, por estragar a música que gosto e, por tabela, por todas as versões brasileiras e bregas de todas as músicas gringas e supimpas que esse pessoal me envergonha traduzindo mal e porcamente tudo e transformando numa grande merda.

Mas não tem problema não. Apesar disso, Terry Crews é o negão da minha vida, só por ter feito esse pedacinho desse filme. O resto do filme tem história, enredo, elenco, figurino e maquiagem que deixa tudo a desejar, confesso. Mas só a parte do negão cantando vale tudo. Vale muito. Vale comprar loucamente o dvd do filme assim que eu ver na prateleira das Lojas Americanas por 12 reais. E eu não tenho problema em dizer que assisto Everybody Hates Cris só por causa dele. E porque, no fundo no fundo, eu torço pra que no meio de toda aquela história pobre e focada para o Cris, no meio daquele episódio horroroso das linguiças que sempre que eu ligo a tv pra assistir passa o mesmo e eu fico enjoada.... de repente Terry Crews se levante da mesa e cante loucamente ♪ If I coud fall /into the sky/do you think time/would pass me by/ 'cause you know I'd walk a thousand miles if I could just see you.... tonight!


5 comentários:

  1. Eu gosto do episódio da linguiça!!!

    A Anna só tem 16 e já é cult... que bom porque quando ela chegar nos 30 vai perceber que filme cult é uma droga e vai ver as superproduções hollywoodianas e descobrir que perdeu tempo com filme B.

    Ouuu ela vai entrar num faculdade de humanas (filosofia, ciências sociais ou algo do gênero) em uma universidade pública, vai continuar a ver os filmes B e não vai mais tomar banho!

    Assita "Brilho eterno de uma mente sem lembranças". É com o cara do máscara que eu achva muito tosco mas depois desse filme eu parei de achar o "muito". O filme é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Que futuro primoroso que me foi previsto ali em cima, hein? Mas vou falar que não sou lá muito fã desses filmes B realmente B, tanto que ontem fui tentar assistir um filme do David Lynch, que é o ídolo da cultzada, e não consegui passar da primeira meia hora. Dodói demais. E espero continuar tomando banho direitinho, porque se tem coisa que gosto é de banho e perfume, haha
    Enfim.
    Eu adoro As Branquelas, eu sempre dou muita risada. A hora de A Thousand Miles é sensacional e eu sempre dou muita risada. Se quer um filme pra engasgar de rir, te recomendo Simplesmente Complicado. Ver Meryl Streep e Alec Baldwin chapados é impagável. E se quer rir muito num filme mais cult (odeio essa palavra) te recomendo Pulp Fiction, mas aí tem que gostar de humor negro.
    Uma coisa que já tinha pensado mas nunca concluído o pensamento (?) é nessa regra dos 15 anos. Quando eu era pequena eu era viciada num filme tosquíssimo chamado Tá Todo Mundo Louco, e eu babava de rir dele e já sabia as falas. Aí nas férias de janeiro, eu e meu primo resolvemos fazer um momento recordar é viver e alugamos o tal filme porque estávamos afim de babar de rir. Resultado? Vergonha alheia. Puta que pariu, que filme ruim! Ele dormiu, e eu fiquei assistindo, toda constrangida, entendendo porque minha mãe ficava com vergonha quando dizia que queria alugá-lo mais uma vez.
    Enfim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Todo esse papo sobre filmes que a gente gostava de ver na infância me lembrou agora de um que eu achava simplesmente sensacional... mas não sei porque diabos nunca mais vi passando na Sessão da Tarde (a Globo deve ter perdido a fita, só pode ser isso, é a única explicação).

    Bingo, esperto pra cachorro - aquele do cachorro que foge do circo e encontra um garoto pra ficar com ele, só que o moleque faz isso escondido dos pais, porque... ah, não vou contar a história toda, o comecinho já tá de muito bom tamanho. Mas minha nossa! Só sei que perdi a conta de quantas vezes eu assisti Bingo a tarde, e todas as vezes era o maior barato. E olha, mesmo hoje, mesmo agora, acho que esse filme não me decepcionaria. É muito foda demais!

    Gostava da maioria dos filmes que a Sessão da Tarde exibia insistentemente. Pensando aqui, consigo me lembrar de vários outros: Curtindo a vida adoidado, De volta para o Futuro, Lembranças de outra vida... Filmes muito bons, de verdade, que viraram clássicos.

    Mas é claro que também tinha uns filmes pra desligar a tv e sair pra jogar bola na rua. É o caso do De volta à Lagoa Azul - que dispensa comentários. Puta filminho sem graça. Besta. Chato. Lazarento. Tomar no cu desse filme.

    ...

    Então, sobre As Branquelas ser um filme engraçadão, eu tenho cá minhas objeções (não acho que seja essa coca-cola toda). Mas se você gosta a ponto de se mijar de rir com a cena do negão, é o que vale, né!

    Bjo lontrinha.. :D

    ResponderExcluir
  4. Vc então tem o mesmo problema para filmes que eu. Confundo um com o outro..misturo finais e atores. Sempre acho que o De Niro é o Al Pacino. Sempre.
    Essa parte que vc citou das Branquelas é realmente demais mas eu já estava achando que era do Patricinhas de Bervely Hills..vê bem..eu tbm ri demais.

    Vou lá no seu perfil ler o que há de novo. É bom vê-la de volta. Ontem tentei entrar e deu pau, tá? Só para deixar registrado. Eu copiei e colei o endereço que vc colou lá nos comentários do blog e não funcionou. Aí hj entrei no perfil, mas não li. Vou ler agora!
    Kisses

    ResponderExcluir
  5. As Branquelas é o tipo de filme trash que faz qualquer um morrer de rir...
    Agora sempre que eu assistir um episódio de Todo mundo odeia o Chris vou imaginar o Julius levantando do sofá pra cantar! Confesso que eu e minha irmã decoramos a música e ficamos fazendo dueto o tempo inteiro. Também adoro a cena em que estão todas as "garotas" no carro e começa "A thousand miles" dai mudam para um rap e todos começam a cantar ;D
    Acho um dos filmes que mais ri foi "Quem vai ficar com Mary?" já viu? Muito engraçado!

    Beijos

    ResponderExcluir