quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sobre Nossa Língua Portuguesa

Confesso que nessas horas foi bom pra caramba ceder à tecnologia internética e fazer parte do UP do momento. Twitter realmente é onde o mundo está. Sei que o resto do mundo deve mesmo achar que brasileiros, além de macacos, se multiplicam tipo gremilins no mundo virtual. Criaram o Orkut e lá estávamos nós, primeiro os nerds, depois os antenados, e logo em seguida a grande massa que hoje compõe as pérolas do Orkut. Dominamos. E assim também foi com MySpace, Flickr, MSN, Facebook e Twitter. Somos assim. Brasileiro que é brasileiro é enfiado em tudo o que é rede de relacionamento. Não é à toa que quase todo mundo tem programas que compactam todas as redes em uma só.

Twitter em si é bacana porque é a primeira rede que nos deixa participar do mundo das celebridades, sabendo que são realmente eles. Sem tantos fakes, como Orkut. Quem ainda não se rendeu ao Twitter é porque não percebeu que o ponto alto da coisa é você procurar pessoas famosas que admira e seguir. Saber o que pensam, como pensam. Su-per-le-gal, pra quase todo mundo. Eu já procuro selecionar mais a coisa, porque a maioria só fala de agenda de shows/cinema/teatro/novela/gravação. Pé no saco, na minha opinião. Por isso que eu não sigo quase nenhum famoso. Pô, o dia que eu quiser saber da agenda entro no site do cara! Propaganda via Twitter realmente não é a minha praia.

Eu sigo o Rafinha Bastos. Certo, até o Louro José deve seguir os meninos do CQC. Aliás acho que são as pessoas mais seguidas, entre famosos, políticos e anônimos. Todo mundo quer saber o que falam de quem/pra quem. CQC, Pânico, Marcos Mion, Marcelo Adnet. São os bambambans do Twitter. Mas eu só sigo o Rafinha. Porque o Felipe Andreoli é bonitinho mas só fala de esporte, o Danilo Gentili é ótimo nas entrevistas mas é retardado no Twitter, Marcelo Tas é inteligentíssimo mas só fala de política, Rafael Cortez insosso, Oscar Filho não vou com a cara e Marco Luque só fala de agenda.

Fora o Rafinha, eu sigo a Penélope, Luciano Huck e Angélica. Só. Porque são um casal fofo, porque têm uma família linda, porque o Luciano é engraçadíssimo, gente fina, amigo de todo mundo, pessoa simples. E porque a Angélica é 'minha ídola' de infância. Tá. Daí que entra o foco do post.

Eu, que tenho um blog, que um dos meus passatempos preferidos é ler, que gosto de escrever, que procuro fazer isso bem porque acho importante DEMAIS seguir regras ortográficas, de acentuação, normas da língua. Eu, que procuro escrever o mais correto possível e que no meu histórico de cartas de amor não conseguia ver romance quando lia algo escrito errado. Eu sei que ninguém é perfeito. Sei que errar é humano, todo mundo erra e inclusive eu. Faz parte. Mas acho importante que cada um procure se aperfeiçoar, escrever direito, estudar. Tem nova regra ortográfica? Pô, vai lá, dá uma lida, vê o que mudou, procure se atualizar. E vamos escrever bem porque pessoas que escrevem corretamente têm mais lugar ao sol. Juro. Certo, gírias e a fase do 'miguxo' tá em alta, faz parte da nossa cultura? Faz. Mas passada a adolescência, vamos nós escrever simples, coloquialmente que seja, porém direito? Por mim?

Tá que a Angélica é um amor, linda de morrer, me vejo com 12 anos na sala dançando Blue Jeans como se fosse ontem. Mas o primeiro erro de acentuação/ortografia/concordância que vi no Twitter dela não me passou despercebido. Aí nessas horas eu respiro fundo e penso 'calma, ninguém é perfeito, pare de ser tão ranzinza'. E então que no pouco tempo que a sigo eu já sei que preciso me preparar psicologicamente quando leio o que ela escreve. Porque erros lá são comuns. Sabe, pra mim ela não deixou de ser linda e maravilhosa. Mas já não é a pessoa perfeita que criei na cabeça de criança inocente que tinha e que permaneceu até dia desses. Puxa, ela é uma pessoa normal. Gente como a gente VÍRGULA, porque eu, você e quase todo mundo que eu leio por aqui nesse mundo blogueiro (diga-se amigos de blog, os que visito sempre - porque quando eu entro em um blog que tem erros de português não volto mais) escrevemos muito bem, obrigada. Com quem que eu vou comparar a Angélica então? No sentido de inteligência (porque escrever bem pra mim é uma questão de inteligência), às pérolas do Orkut. Porque no mundo virtual ou você se dá bem ou você se dá mal. E quem escreve errado, meu filho, na minha opinião tá bem mal. Sabe? Decepcionei. Não é mais aquela pessoa que a gente quer ser igual quando é criança. Deus, quis mesmo me espelhar nessa pessoa que, acabei de descobrir, é tão pior que eu em uma questão tão fundamental da vida?

Se você tá sabendo o que tá pegando, já descobriu que eu ía chegar na Xuxa. Para os desatualizados (gente, Twitter agora é A notícia, vamos-que-vamos todo mundo se enfiar lá pra saber das novidades), a Xuxa entrou no Twitter dia desses e, entre vááááááários erros de português pra lá e vááááááááários erros de português pra cá (bem mais que a Angélica) a galera pesou na dela. Rá que em época de liberdade de expressão a coisa não ía pesar. Ô se ía. Mas até que ela foi contornando a situação, dizendo pra uns e outros que 'se não quiser, não siga' - ela não deve conseguir escrever unfollow (mensagem essa que já li várias vezes lá na Angélica também). Mas ok, Xuxa todo mundo já sabe que começou a vida na pornografia e beliscando criancinhas, Angélica também, coitadinha, faz parte do mundo das loiras. E eu nem fui procurar se a Eliana tem Twitter porque eu não quero perder o meu tempo, mas eu super acredito que seja a mesma situação. Mara Maravilha (amém), Jackeline Petckovic. Maísa! Tá que eu já juntei todos os apresentadores infantis no mesmo saco e não vou atrás pra saber se é tudo igual. Eu já acho que é e pronto.

Acontece que a redoma de vidro desse povo está quebrando. E nós estamos realmente conhecendo como cada um é. Seus gostos, opiniões e fraquezas. E aí, a partir dessa informação, passaremos (espero) a admirar gente mais palpável. Mais real.

Xuxa Meneguel, quem diria (eu diria, sempre preferi ver o Bozo), atrás de todo o dinheiro que tem, todo o hidratante Monange que passa na cara pra ficar com aquela pele de pêssego mesmo beirando os 50, todo o glamour de roupas de marca, filha planejada com o verdadeiro superman brasileiro (fala a verdade, falta só o pega rapaz), cheia do status, maquiagem, pose de celebridade. Escreve o próprio idioma errado. E muito errado. E várias vezes. Essa pessoa, formadora de opinião, que atinge grandes massas, já tem defensores na internet dizendo 'messeu com a Susxa, messeu comigo' e quem é que vai orientar esse povo a ter uma evolução intelectual se até a Susxa escreve errado?

Daí que terminando a história, negócio foi que a Sasha, quase-princesa, foi lá no Twitter da mãe e escreveu que ía gravar uma 'sena' com a cobra. Aham. Cena, pra quem foi na escola. Daí que a galera caiu matando (na minha opinião com SUPER razão) e a Xuxa deixou a pose de lado e disse que a Sasha, além de ter sido alfabetizada em inglês, não merecia 'ouvir' as merdas que as pessoas falam e que não mereciam que ela e a filha falassem com eles. E agora seguem boatos que entrou com um processo contra o Twitter e ameaça censurar o serviço no Brasil.

Oi? Pra começo de conversa eu acho a maior idiotice uma criança brasileira ser alfabetizada em inglês. E língua mãe pra mim é algo que tem que estar acima de todas as outras porque é a nossa cultura e em qualquer país de primeiro mundo é a valorização da própria cultura que faz com que cada um tenha seu próprio valor. Não adianta nada a menina ser poliglota e phd em inglês (que eu duvido muito) se erra feio na única frase do próprio idioma que diz. Depois que eu acho é muito engraçado essa coisa de quebra de redomas de vidro. As pessoas sabem que a imagem conquistada através de tanto dinheiro e muita exposição de imagem mas nenhuma de pensamentos/escritas/opiniões vai-se embora pelo ralo com uma simples frase. E eu acho é tudo muito bem feito. Daí fica essa coisa de tapar o sol com a peneira quando o pedestal escorre pelos dedos. Não pra todo mundo, porque a grande massa continua lá defendendo a Susxa. Mas pra quem realmente faz a diferença e luta para que tudo seja mais claro.

A improvável tentativa de censurar o Twitter é só uma receita de bolo que deu certo desde antiguidade. Bolo esse que está é saindo bem embatumado nos dias atuais. Porque censura, essa coisa de governo, catolicismo, ditatura...... pode já ter dado certo antes, mas agora é pequeno demais para uma população cada vez mais crescente de gente que quer ver a vida como ela é. Cada vez mais cabe menos, pelo menos nos grandes centros urbanos do Brasil. Não há mais espaço para esconder os podres e pôr máscara de bem sucedido. E quer saber? Eu quero é mais.


Post Script de Atualização: RT da Anna no Twitter que eu rachei hoje = 'Xuxa para Sasha: "Venha, Tesouro! Não se misture com essa gentalha!"'

Postado por Renata às 11:57



Tô adorando o Twitter! Me divirto muito e a Xuxa pagou um mico tão grande que até desistiu de participar da brincadeira! Pô, não sabe brincar, não desce pro Play! Rs! Beijos
Lilica |
Homepage | 09.06.09 - 12:57 am

Foi um bafo muito comentado mesmo, mas já ouvi falar tanto que já até perdeu a graça.
E numa coisa concordo com você: twitter é atualização do que está acontecendo também.
Bjitos!
*Lusinha* |
Homepage | 09.02.09 - 6:09 pm

Uma menina brasileira, com nome russo, alfabetizada em inglês, de uma gaúcha que fugiu prá São Paulo e fez um produção independente com o Luciano, Szafir, que é árabe. E agora estão brigando no Twitter. O nome do filme? Ora bolas, é Globalização!! Não confundir com " Globo em Ação".
Quando surgiu o SMS, e começamos a mandar torpedos, já estávamos twitando. O princípio é o mesmo. Comunicação sintetizada.
Beijos menina
Pensando |
Homepage | 09.02.09 - 4:43 am

Eu Ri!
Pra completar a história, sempre que alguém comete um erro de português, vem outro alguém e comenta:
"diz q foi alfabetizada em inglês, tá na moda"
Ainda em tempo: qual é a desculpa da Vanusa pra destruir o Hino nacional?
Foi alfabetizada em que língua!
veneno, veneno =P
Carol Rodrigues |
Homepage | 09.02.09 - 12:03 am

Oi Renata!
Li teu recente pitaco nas sugestões e faço algumas considerações. (1) Tua opinião na ordem do sorteio já foi considerada na oportunidade e (2) o primeiro sorteio aconteceu ontem(A sombra do vento).
(3) O próximo sorteio(um livro que eu acho tu ainda tens interesse) as inscrições acontecerâo no post do dia 05-09 para sorteio em 22-09.
Boa semana!!!!
isa |
Homepage | 09.01.09 - 2:31 am

Dessa vez, mais do que nunca, a Rainha dos Baixinhos (e quem viu Amor Estranho Amor sabe o que isso significa) perdeu a oportunidade de fazer silêncio. Em compensação, parece que a majestade ainda não desistiu da idéia de fazer cinema - cinema é modo de dizer -, e está produzindo mais um daqueles filmes cheio de gente no elenco, a impressão que eu tenho é que todo mundo que passou na frente do estúdio foi convidado pra participar do longa-metragem.
Já que a Sasha foi alfabetizada em inglês, bem que podia explicar pra mãe que God Save the Queen na verdade é o hino nacional do Reino Unido, e não se aplica num país de terceiro mundo. Aqui se a Rainha não andar na linha não tem Deus pra salvar nem Chapolin Colorado pra defender.
Edgar | 08.31.09 - 5:21 pm

Hoje é o Blog Day e eu indiquei você!
Bjitos!
*Lusinha* |
Homepage | 08.31.09 - 11:45 am

Pois é, eu vi mais ou menos essa coisa da Xuxa no twitter... entrei no perfil dela logo que ele apareceu por lá e depois só voltei agora. Que tristeza. Li uma reportagem ontem sobre ela querer processar o twitter e bloqueá-lo aqui no Brasil, e sinceramente, ela não poderia ter sido mais ridícula. É realmente broxante pensar que amava essa loira quando fui pequena. pf
Beijo
Carolda |
Homepage | 08.30.09 - 12:47 pm

Ola Bruxa blu??!!!!
Muito legal seu texto,vou voltar outras vezes para ver o que anda produzindo.
Aloizia |
Homepage | 08.30.09 - 10:38 am

Bêm, eu to aqui rindo da sua indignação, achei que nunca mais ia acabar de ler o post. HAHAHAHAHA.
Mas essa Xuxa é uma ridícula que tem dinheiro e pensa que compra respeito. E daí que é alfabetizada em inglês? Deveria ser ao menos alfabetizada em português, direito, que já nos dávamos por satisfeitos. Quem escreve errado na língua mãe faz bem pior na sua segunda e exibida língua. Tá, deixa eu parar senão já já to mordendo.
Sissi |
Homepage | 08.29.09 - 9:34 pm

Enfim...
Ao mesmo tempo que - por trabalhar com essa pirralhada - sei que é complicado a ortografia para eles, num país onde ninguém efetivamente divulga a leitura (transformando-a num hábito e não em campanhas sazonais), fico revoltada ao ver erros assim.
Fiz um post sobre o carinha do vídeo...
Depois passa lá!
Besos, guapa...
Enxaqueca |
Homepage | 08.29.09 - 11:04 am

A Xuxa também tem twitter ?
Não sigo ninguém famoso. Agora fiquei curiosa.
Bjs.
Elvira
Elvira |
Homepage | 08.28.09 - 1:03 pm

Ai, erros de português doem, doem muiuto. Ainda mais crassos. Sinto vergonha pela pessoa. E fiquei admirada com a qtdade de famosos que não sabem escrever!
Sobre a Xuxa e filha: se ela quer colocar a filha pra estudar em inglês desde pequena, se ela acha que isso vai fazer bem, enfim, é uma opção pessoal. Qto a isso não vou opinar. Mas pô, que a guria saiba, no MÍNIMO, falar o seu idioma corretamente, né? Pôxa, isso é essencial!
E eu tb gosto bastante do Luciano Huck, pela simplicidade.
Bjoca
Silvia |
Homepage | 08.28.09 - 11:15 am

Oi mocinha!
Menina, que coisa hein?
Fiquei de cara quando entrei no Twitter da Xuxa, que horror...
Eu também odeio erros de português e assim como você, se vejo erros grotescos nem volto mais...
Até hoje não seguia nenhum famoso, mas resolvi seguir o Luciano Huck, pois adoro muito ele!
Beijinhos
Evelyn |
Homepage | 08.28.09 - 1:13 am

Bem o que eu vou dizer, pra não ficar repetitiva??
Concordo com tudo!!
Eu vi por cima o bla bla bla todo, pq tava atucanada, mas achei o fim....
Eu não tenho facebook kkk vc sabe que sou ignorante nessas coisas rsrsrs
beijo
Jana |
Homepage | 08.27.09 - 11:57 pm

Onde eu assino?
Olha, eu concordo demais que a prioridade na vida do "cerumano" deveria ser a cultura. Podem me chamar do que quiser, podem dizer que é cafona, nerd, o que for. Melhor ser tudo isso do que ser burra.
O que me revolta, assim como vc, é esse pedestal que constroem para pessoas sem conteúdo. Não vê a Carla Perez? Isso me lembra muito a música do Gabriel O Pensador, "Nádegas a declarar". Vc conhece?
Um país que valoriza imagem, dinheiro, status e esquece de valorizar a base de tudo é realmente um país fadado a ser sempre de terceiro mundo.
E muito me admira a dona Susxa que vive falando de ser brasileira e tal, agora colocar essa banca que a filha foi alfabetizada em inglês. Ué, deixou de ser patriota? Ou o nosso idioma agora mudou?
Bem feito pro povo que lambe o chão que essa pessoa passa, deve mesmo ler coisas do tipo que "não merece falar comigo e nem com meu anjo". E ainda tem gente defendendo essa besta? Pára o mundo que eu quero descer.
Desculpa o testamento...rs.
Um beijo!!
Taty |
Homepage | 08.27.09 - 6:15 pm

Que feio, as celebridades escrevendo tudo errado.
A Sasha esta bem assessorada (será que escrevi certo?)
Bju
Drika |
Homepage | 08.27.09 - 5:30 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário