quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sobre Mudança

Não, não é mudança de blog não. É de casa mesmo. Daí que eu mudei.

Em todos esses quase-trinta anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece. É, porque eu nunca mudei nessa minha vida. Primeira vez. Começa assim: você adquire um lugar novo pra morar, compra/aluga/junta os paninhos/mora com outras pessoas, e aí, mãos à obra. Depois de reformar/limpar/ou nenhuma das opções anteriores, sai catando papelão na rua pra pôr as suas coisas. Se você é homem é mais fácil, porque tudo o que vc tem são meia dúzia de cuecas e três camisetas. Mas, se for mulher, minha filha.. a coisa complica.

Eu optei por não contratar transportadora/carreto ou afins para tal. É, porque eu sou um ser que tenho SÓ utensílios pessoais. Roupas, artigos de higiene, escritório e tal. É, nada de sofá, geladeira, utensílios de cozinha. A coisa era mais simples, eu conseguiria fazer sozinha. Catei minhas caixas de papelão e fui à luta.

Meu povo. Eu gostaria de saber como é que eu consegui juntar tanta tranqueira nesses nem trinta anos de vida. E, como é que tudo o que eu guardava no guarda-roupa se transformou assim, rapidamente, puf... em mais de 40 caixas de papelão de tamanho grande e todas lotadas. Esse negócio só pode ser do além. Algo como a doença infernal que atinge fatalmente seres do sexo feminino e que não tem volta. É, porque a coisa toda não tem realmente explicação.

Aí que você vai esvaziando o armário aos poucos, no início pacientemente, separando por tipo de itens, etiquetando as caixas e identificando tudo muito do bonitinho. Sei que depois de 10 caixas você já tá vendo tudo de bolinhas verdes e cata tudo junto e joga lá e seja o que Deus quiser. Coisa linda de se ver. Mas ainda não é o bastante. A pessoa tem que carregar as caixas. Ôpa. É, porque se deixar no chão do elevador caracteriza como mudança, e aí tem que marcar dia certo, e aí tem que ficar na fila do oba-oba e vuco-vuco com mais todos os outros 208 condôminos do mesmo prédio que estão mudando todos tudo junto e mais os entregadores de pisos, eletrodoméstico, sofás e afins, porque claro, todo mundo compra tudo junto, lógico. Calor humano rulez. Aí que eu preferi carregar as minhas trocentas caixas, uma por uma, elevador acima e elevador abaixo, bem calmamente e feliz. Feliz entre aspas, porque depois da quinta vez que você sobe 22 andares de elevador e pensa que ainda falta quase tudo pra subir, você desanima. Mas não joga tudo não, porque o amor pelas tranqueiras acumuladas durante tantos anos prevalece, e você carrega tudo até o fim. E, por incrível que pareça, ainda sobrevive no final. Eu acho.

Então que, quando as caixas para carregar acabam e você acha que finalmente já pode dormir no canto do chão mais aparentemente apetitoso, chega a sua mãe, que fez uma limpa no armário da cozinha, e enche a mesa de mais trocentas tranqueiras, porque afinal de contas como é que você vai viver sem uma peneira? Espremedor de frutas? E aí toca você catar mais papelão na rua pra encaixar mais umas 10 caixas de utensílios domésticos e carregar todas com amor (porque vidro quebra e pesa pra caramba) uma por uma 22 andares acima. Coisa linda de se ver.

Tudo carregado, tudo mudado. Posso dormir? Lógico que não! Porque antes de dormir a gente precisa comer. E pra comer, precisa fazer mercado. Pra fazer mercado, precisa limpar a geladeira. E pra limpar a geladeira, precisa que alguém ligue o gás. O zelador nessa altura do campeonato não tá nem aí que você precisa almoçar e é cada um com seus problemas. Nada que ligar 5 vezes seguidas não resolva. Mangueira do fogão trocada, gás encanado ligado, geladeira limpa, mercado feito. No fim do dia você acha que banho é dispensável. Mesmo porque até achar no meio daquelas 50 caixas qual é a que se encontra aquele bendito sabonete, e depois qual é a que se encontra a toalha..... sério, se eu pensasse duas vezes teria ido dormir sem tomar banho.

Daí que, tirando que vc é uma pessoa neurótica, que TEM PROBLEMA em ver tanta caixa e tudo fora do lugar, que deita no travesseiro e começa a pensar 'amanhã eu vou arrumar tal coisa, depois tal coisa, depois tal coisa...' e que nunca morou em apartamento, não está acostumada com as pessoas que andam na sua cabeça.... é tudo lindo, sabe? Silêncio. Friozinho. O chazinho quente que poderia se auto-fazer pra você tomar no fim da tarde. Aquela sensação de que dói até o fio de cabelo. Mas que a bagunça é sua, a arrumação será sua, a tranquilidade é todinha sua... e a casa.. toda sua! Ah, coisa boa...

Postado por Renata às 12:39



só quando a gente arruma as coisas pra uma mudança é que se dá conta do tanto de tralha que a gente é capaz de juntar nessa vida
boa sorte na casa nova
=)
Ju | Homepage | 08.03.09 - 10:34 am

Rê eu já mudei de casa 8 vezes!!! Praticamente uma cigana! As coisas que você tem vão se perdendo pelo caminho sabe? A cada mudança vc se desfaz de alguma coisa que, no futuro, você vai se arrepender!
Como você é marinheira de primeira viagem lhe digo: não tente passar o carro na frente dos bois! Vão ser dias de bagunça, mas quando tudo acabar, vai ser tão gostoso curtir a casa nova! Boa sorte hein! Beijos
Lilica | Homepage | 08.01.09 - 8:56 pm

tenho pavor de mudança!
ao longo dos meus vinte e poucos anos já devo ter passado por umas cinco mudanças... haja saco!
mas é muito bom quando vamos para o nosso cantinho tão esperado né?!
=)
Lu | Homepage | 07.30.09 - 10:38 am

Hehe, isso me lembrou a letra de uma canção do Renato que eu gosto muito. Não lembro o nome agora, mas tem a ver com esse tipo de mudança também.
Nem me pede pra cantar um pedacinho.
...
Bom, eu desejo sorte na arrumação e que essa SUA nova casa renda bons posts pro blog.
Bjo.. :D
Edgar | 07.29.09 - 6:32 pm

Eu nunca mudei de casa na minha vida. 15 anos no mesmo lugar!
Mas mudança deve ser loucuura mesmo. :*
tatá, | Homepage | 07.29.09 - 3:47 pm

hehehe... taí uma coisa realmente complicada de se fazer. Pra homem é mesmo mais fácil, mas a gente tem de ajudar a mulher, né? hehaehaheahe
Firmeza aí na mudança. Quando a poeira finalmente abaixa, é bom curtir o cantinho novo
Abraços o/
MoizaCARTUNS | Homepage | 07.29.09 - 2:14 am

Oi Renata!
Adorei teu pitaco.
Parabéns pela mudança, sucesso no teu cantinho. Sei bem o que é este sufoco, porque recém me mudei e ainda tenho muita coisa que nem imagino aonde foram guardadas "provisoriamente".
beijo
Isa | Homepage | 07.28.09 - 3:16 pm

Mesmo que isso traga zica pra vc eu vou ter que dizer: ai que inveja!!!!!
kelly | Homepage | 07.28.09 - 11:27 am

doido esse 'trem', não leu meus acentos ;~
Carolda | Homepage | 07.28.09 - 1:39 am

Ó, eu já mudei tanto na minha vida que nem sei mais. E é sério. Às vezes tenho medo de não conseguir sossegar num lugar pra sempre, mas esse dia há de chegar.
E essa sensação de que a bagunça é sua é totalmente excelente o/ mesmo tendo uma roomie comigo lá em Mariana, a melhor coisa que fiz foi sair de casa.
Beijo
Carolda | Homepage | 07.28.09 - 1:38 am

Ahhhh.. mudançasss.. sei beeeeemmmm o que são! Mas faria todas de novo! Rsrsrs.. beijo grande!
Diii | Homepage | 07.28.09 - 12:32 am

Boa sorte menina, nessa nova fase de sua vida.
E odeio mudanças, mas é porque já fiz umas trocentas.
Beijocas
Ju Ferrer | Homepage | 07.27.09 - 10:43 pm

Nossa, eu já mudei trocentas vezes! Mesmo depois de ter começado a morar sozinha! Curiosidade: tu moras com a tua mãe? Bjs!
Bee | Homepage | 07.27.09 - 7:41 pm

Aaaah, que lindo!
Parabéns pela casinha, Re!
E quanto a parte que vc diz que deita pensando em o que vai arrumar amanhã, te entendo perfeitamente... rsrs...
bjos!
Sabrina | 07.27.09 - 7:39 pm

Mas é chato mesmo... E a parte da arrumação?
Eu prometi que arrumaria minhas coisas quando as desencaixotasse... Acabei jogando quase tudo de volta no guardarroupa. hihihi
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 07.27.09 - 6:49 pm

Eu queroooooooo meu cantinho!!!!! rsrsrsrsrs
Débora | 07.27.09 - 4:34 pm

Ai essa foto é MUITO fofa bêm. E essa parte de colocar todas as caixas acho que levei bem um mês até arrumar tudo. E um ano mudando tudo de lugar de novo, até achar o jeito confortável de acomodá-las. rs.
Sissi | Homepage | 07.27.09 - 3:42 pm

é isso guria, da um desânimo, mas tudo passa quando a gente pensa que é SUA!
Toda sorte do mundo, vc sabe que eu desejo!
(apesar de ter sido largada na vida hahahah)
beijo
Jana | Homepage | 07.27.09 - 2:49 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário