segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sobre Tanabata

Daí que paulistano que é paulistano gosta de um bom vuco-vuco. Explicando: toda e qualquer festa-feira-exposição que seja de graça e tenha um monte de gente. Ok, quando não é de graça o povo também gosta e faz vuco-vuco lá também. E aí que se você se sentir sozinho qualquer dia que seja é só pesquisar na internet mais próxima onde é que está toda a galera e ir lá procurar a sua própria gripe do porco na multidão e pronto. O meu vuco-vuco favorito depois de 25 de Março com bastante dinheiro no bolso pra gastar em porcaria é a famosa festa de Nossa Sra. de Achiropita. Mês que vem, macarrão com vinho a 4 reaus, rá!

Então que ontem, frio, domingo de sol após um tremendo sábado de chuva sem parar. Eu e a preguiça, a preguiça e eu. Liga a tia e convida para a Tanabata. Eu, brigando com minha vontade e consciência, já que sou pré-trinta e não pré-setenta, levantei a pobre bunda da cadeira e fui.

Pra quem não sabe, historinha: "Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime, a "Princesa Tecelã". Certo dia, Tenkou, o "Senhor Celestial", pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu, o "Pastor do Gado", acreditando que este fosse o par ideal para ela. Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias. Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea. A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data. Na mitologia japonesa, este casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu)." (beautiful, eu só descobri toda a história agora, pesquisando. Pra mim sempre foi a festa que meu avô japa gostava de ir, levava minha tia pra fazer os pedidos dela, e eu SUPER descendente de japa, adotei a tradição e pronto)

Então que "a Tanabata é uma comemoração de origem japonesa que ocorre na sétima noite do sétimo mês do ano. O festival que celebra esta história de amor teve início na Corte Imperial do Japão há cerca de 1.150 anos, e lá tornou-se feriado nacional em 1603. Atualmente o Tanabata é uma das maiores festas populares do Japão. No Brasil, com o nome de "Festival das Estrelas", o Tanabata Matsuri é realizado na cidade de São Paulo, na Praça da Liberdade, no mês de julho, desde 1979 (é, a festa aqui tem a minha idade). Daí que as ruas da praça são decoradas com grandes ramos de bambu ornamentados por enfeites de papel colorido que simbolizam as estrelas, e são chamados de tanzaku os pequenos pedaços de papel onde as pessoas colocam seus pedidos e penduram nesses bambus."

Resumindo: você chega lá, no meio do vuco-vuco cheio de japas, mestiços, olhos muito puxados-pouco puxados-nada puxados, cabelos pretos e lisos, japas, japinhas e japões, muvucando nas barraquinhas com tranqueiras e comida japonesa, ouvindo um povo lá cantar e vendo de relance uns japinhas dançarem, sai na cotovelada na barraquinha de papeizinhos e cata lá com muito custo os da cor que você quer. Eu sei que tava lá só olhando e murmurei alguma palavra que nem lembro mais qual era, quando o japa que vendia os papéis olhou pra mim e gritou "Amarelo?". Eu, que ainda não sabía de onde vinha e pra onde ía, olhei assim sem entender, quando a tia concluiu que o japa em si me paquerava e, com bom senso, não me ofereceu o papel rosa (explicando: cada cor de papel é para um tipo de pedido diferente. Amarelo pra dinheiro, rosa pra amor, vermelho pra paixão, azul para proteção celestial, verde para esperança e branco para paz). A tia, pegando o fio da meada, olhou para o japa em questão e falou "Ele tá achando que você tem cara de pobre, precisa pegar o papel amarelo!" Aham. Eu, captando a vossa mensagem e achando a situação meio chata, toda Grinch e meiga que sou, respondi "Certo, me dá aí o amarelo, que tou pobre mesmo, mas aproveita e dá também um rosa, porque além de pobre tou encalhada". E saí feliz da vida a escrever meus pedidos, tendo continuado tranquilamente nessa condição se não fosse um japa saído sabe-se lá de onde tentando fotografar o meu pedido sendo escrito no papel rosa "povo aí que responde pedido, vê se dá um jeito de me desencalhar antes dos 30". Ah que eu quase matei o véio japa. (explicando: não se deve ler os pedidos dos outros, nunca! Sei lá, não questionei quando disseram isso pra mim. Vai que cai um raio na minha cabeça, vai saber. Melhor prevenir do que remediar. Mesmo porque eu também tenho pedidos e vai que isso é pré requisito para os meus serem atendidos...)

Passado o estresse (e rindo muito de ouvir uma menina na barraca "dá aê um rosa, quem sabe agora eu cato o tio do pão"), escrevi os pedidos, pendurei no bambu (explicando: no fim da festa, os bambus com os pedidos são queimados, e as fagulhas que sobem levam os pedidos aos céus para serem atendidos - a tia sempre falou que TODOS os pedidos dela sempre foram atendidos. Eu não sei não se o negócio é comigo, se eles não vão com a minha cara, mas da outra vez que fiz nada funcionou. Dessa vez eu procurei a barraquinha do SAC pra reclamar da situação mas realmente não achei. Negócio foi pedir tudo de novo, já que o argumento da tia era de que não tinham sido pedidos com fé. Ok, se esse ano não funcionar, ano que vem lá estou eu com meu papelzinho pré-fabricado, preto, com mensagem de "ô seu casal frufru das estrelas, dessa vez eu vou aí pessoalmente e aí vai ser pior pra vocês".) e fomos passear no resto da festa.

Próxima esquina, um realejo. Oi? Aquele periquito na gaiolinha, que o cara gira a manivela e toca musiquinha, você paga e o periquito tira um papelzinho da sorte pra você, sabe? Não? Você não teve infância? Ah, sabe e acha ridículo? Fala sério, tá fazendo o que aqui? Circula e vai procurar a sua turma que você ganha mais!

Bom, lá fui eu. Rindo horrores da moça que chegou atrás de mim perguntando "moço, quanto é o periquito?", peguei meu papelzinho todo especial e fui ler. Vim compartilhar:

"Muitas desavenças tivestes na sua mocidade (ôpa! Esse papel me chamou de velha na cara dura). Tens um coração aberto para com certa pessoa que parece não compreender (qual delas, será?). Mas não tardará essa mudança e tudo correrá conforme seu coração deseja. Os futuros dias felizes matarão os que passaram aborrecidos (me viu aí no comercial de margarina?). O teu casamento será mais breve do que esperas (atenção madrinhas! Corram para o shopping pra comprar os vestidos JÁ!). Farás uma viagem na tua lua de mel, onde te divertirás muito em companhia do teu amado (hoho.. tomara que a cama seja forte!). Serás mãe de duas lindas criaturas que hão de ser os guias de tua vida (aham, essa bateu com as duas cartomantes que fui no início do ano. A diferença é que ao invés de 'lindas criaturas' eu ouvi 'dois moleques capetas e infernais'. Tou doando, alguém quer?)."

Postado por Renata às 10:44



Nossa. que vontade que me deu de ir nessa festa.
E não tinha nenhum japinha bonitinho? rs
Essa menina que pediu o periquito, me identifiquei com ela. será porquê? rs
Sabe que eu gostei foi do jeito como foi escrito seu papelzinho. Me senti nos anos 50 quase.
Renata também é cultura. rs
beijo pessoa!
pessoa do hopi hari |
Homepage | 07.16.09 - 7:08 am

Ahhhhhhhh eu vou morrer que eu não fui nesse lugar MÁGICO com vc!!!!!!!
Débora | 07.16.09 - 12:05 am

muito bom o post.Bom de ler, gostei daqui.
Maurizio
Maurizio |
Homepage | 07.15.09 - 7:27 am

Achei fofa essa história dos dois, sabe? E os papéis coloridos, mais os pedidos e tal... gostei demais.
Uma vez me mandaram um link de um realejo online. A modernidade acabando até com o "emprego" do pobre periquito. Fiquei horas periquitando, achei divertido...rs.
Um beijo!!
Taty |
Homepage | 07.15.09 - 2:49 am

Adoro essas feiras, caras. Povo feio, muvuca, cheiro de gordura e mesmo assim, miacabo! Eu não sabia como chamavam esses piriquitos da sorte!
beijos
Anna |
Homepage | 07.15.09 - 1:50 am

Finalmente me passou o endereço novo!!! Já alterei lá.
Beijocas
Jú Ferrer |
Homepage | 07.14.09 - 10:10 pm

Eu fiquei morrendo de vontade de ir nessa festa. diverti horrores só de ler, imagine eu lá escrevendo nos papéis?! seria mara! shauhsasa
espero que sejam duas criaturas lindas, ngm merece dois moleques capetas! shauhsa
:*
nat |
Homepage | 07.13.09 - 6:23 pm

Puxa. Parece muito divertido esse negócio de barraquinha com tranqueira, comida japonesa e papelzinho colorido.
Tabanabata.
Pois é. Ano que vem acho que vou considerar - seriamente - essa hipótese.
Bjo pra ti, cute.. :D
Edgar | 07.13.09 - 5:56 pm

Oi Re,
manda pra mim em:
adribarranco@terra.com.br
Bjs
Adri |
Homepage | 07.13.09 - 5:12 pm

É, pra esse vuco-vuco eu não sei se iria. Mas um na 25 de Março tô topando. hihihi
Bjitos!
*Lusinha* |
Homepage | 07.13.09 - 5:01 pm

Se eu soubesse desse festival iria correndo fazer meu pedido. QUem sabe eu de quebra não arranjava um japinha... Sou louca por japas... Ninguém me entende, mas AMO heheh
Grazi |
Homepage | 07.13.09 - 3:47 pm

hehehe, não sabia que tinha essa coisa na Liberdade, senão eu tinha ido. Sempre acabo aparecendo por lá nessas datas especiais, e quase sempre sem querer. Pena que a gripe me atacou de novo e tô sem nem respirar direito. Mas heim, cadê seus relatos de viagem? Quero reler! Bjs
Adri |
Homepage | 07.13.09 - 3:39 pm

Caracaaaa vontade de ter isso nessa festa!!
Dava pra fazer um arco iris???? todos os papeis de todas as cores? ho ho ho
Acredita que nunca vi um realejo, não tem isso aqui, mas morro de vontade, ai mato a vontade no terra, que tem um virtual (abafa!)
Agora papo sério:
Guria eu não fiquei puta pelo ser em si, vc sabe, mas pela situação, foi a coração do fracasso, levar um * de quem ... (vc sabe, dois anos...)
Mas ok, me junto e sobrevivo!
Sempre né?
Beijos!!!
Jana |
Homepage | 07.13.09 - 2:44 pm

Muito bem! Blog também é cultura. E a gente, aqui desse ocidente (quero dizer: EU) que pouco ou nada sabe dos orientais e suas crenças, aprendemos (leia-se: APRENDI) mais uma.
Retribuir carinhosas visitas pode representar mais que apenas um gesto de delicadeza.
Um beijo, moça!
E bom dia!
Suzi |
Homepage | 07.13.09 - 2:42 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário