terça-feira, 7 de abril de 2009

Sobre Arrumar Armários

Então.

Daí que eu sou uma pessoa que gosta de arrumar armários. E esses dias, quando eu vi que tinha um curso gratuito de organização de armários e comentei que talvez eu fizesse, meu irmão me perguntou se eu que ministraria o curso, já que eu sou mestre no assunto. Não é bem assim. Eu só gosto de arrumar o meu guarda-roupa uma vez por mês. Deixar tudo bonitinho, as blusinhas todas arrumadas, duas por cabide, ordem de cor. Gaveta de shorts, gaveta de saias, gaveta de pijamas, gaveta de calcinhas. Calcinhas de lycra, calcinhas de algodão, primeiro as brancas, depois as coloridas, depois as de florzinhas. Meias. Coisa boa que é arrumar tudo depois abrir todas as portas e olhar de longe, visualizar o conjunto da obra de arte da arrumação como um todo. Eu realmente gosto. E aí lá em casa tem sempre aquela coisa "Daniel, onde está a sua irmã?" "Tá arrumando o armário de novo, mãe." "a Renata? Adivinha. Arrumando o armário." "Quem? Renata? No armário, arrumando." "A Renata tá arrumando o armário de novo? Mas ela não tinha arrumado ontem?" "A Renata depois que fizer tal coisa vai arrumar o armário, claro." "Renata? Não sei, talvez não saia hoje, tá arrumando o armário, sabe como é...".

Daí que quando eu era criança e ía passar uma semana de férias na casa da minha avó, queria arrumar o armário dos tios. Sabe? Sei lá, era tanta bagunça, como qualquer armário de duas crianças de 9 e 12 anos, e aí a bagunça me dava coisas, aí eu queria arrumar. Da primeira vez até que eles deixaram. O problema foi quando eu solicitei ajuda dizendo que o armário era deles. Sei lá, sabe? Eu queria cooperação, mas não por arrumar em si, mas por compartilhar aquele momento único que seria arrumar o armário. Todos juntos, cooperando para que o resultado final fosse lindo. Aquela coisa tipo comercial de margarina, todo mundo feliz arrumando o armário. Aí depois disso eu fui impedida de chegar perto do armário por bons anos depois disso. Até que o meu irmão ganhou vários armários. E aí eu me vi no paraíso, arrumando os armários dele uma vez por mês. Problema é que crianças crescem, e hoje ele tem pavor de quando eu abro alguma porta do armário dele. Bagunça arrumada, ele diz. É tudo dele, a bagunça é dele, o armário é dele, e eu se quiser me enfiar pra arrumar o armário de alguém, que seja o meu. Tranca a porta e me deixa pra fora. Mas o meu armário já tá arrumado, sabe?

Parece que quando a gente tem uma mania, tem justamente porque as outras pessoas que convivem no mesmo ambiente são completamente o oposto. Pois a minha mãe tem os armários de cozinha mais bagunçados da história. E eu, na falta do que fazer, na coceira de arrumar, no desespero de abrir portas e cair potes na cabeça, uma vez por ano me aventuro. É uma vez por ano e é aventura, porque eu arrumo tudo, limpo, organizo, fica aquela coisa linda. Até ela chegar. E xingar todas as minhas 24 próximas gerações por eu ter mexido nas coisas dela e tirado tudo do lugar. Não fica funcional, não deixa ela achar as próprias coisas, diz. Aí vai lá e mistura potes com farinha, põe o saco de lixo na gaveta dos vidros, enfia o macarrão nas assadeiras, joga os saquinhos de tempero pra cima. É assim que ela gosta, é assim que é a cozinha dela, é assim que fica bom. Então tá, né? Quem sou eu pra discordar? Mas ano que vem eu já vou ter esquecido todo aquele escândalo. E vou achar que, quem sabe, se eu arrumar os armários dela, talvez ela nem perceba.....



PS1: Você assiste Friends? Sabe a Mônica? Que tem mania de arrumação? Que vai na casa dos outros pedir pelamordedeus pra arrumar as coisas? Que a mãe dela pega no pé e faz de tudo pra ela se achar inferior? Então, me identifico total.

PS2: Inspiração para o post foi mérito da Fersi!

:: Postado por às 11h33



[ana valle]
Ai, o defeito para uns é virtude para outros!Vc ia ser feliz aqui em casa! Vc seria a pessoa mais querida da casa! Meus armários são o CAOS! Sabe, nem esquenta, maior delícia da vida é viver com alguém que TEM manias, pois depois de conhecer todas elas, vc sabe muito bem com quem está lidando, e consegue desenvolver um relacionamento realmente gratificante!Não são as manias que causam problemas, e sim a intransigência e a falta de respeito dos outros que nos fazem pensar que manias são ruins! Vida longa! volto sempre!
09/04/2009 02:11

[Edgar] [http://oblogdoedgar.blogspot.com]
Muito chato.
07/04/2009 17:22

[Edgar] [http://oblogdoedgar.blogspot.com]
Não gostei de comentar aqui.
07/04/2009 17:21

[Edgar] [http://oblogdoedgar.blogspot.com]
Eu não gosto de arrumar meu armário mas gosto de quando ele está arrumado. E não precisa ser uma senhora arrumação, desse seu jeito doentio, pode ser só arrumado mesmo. Agora eu vou dar uma volta.. Bjo pra ti.. :D
07/04/2009 17:20

Temos mais uma coisa em comum....meu armário é milimetricamente arrumado!!!! rsrsrsrsrs
Débora | 04.15.09 - 11:57 am

... diz pra mim que vc mora no RJ, capital, por favor??? ... porque eu PRECISO de você dentro dos meus armários... É trabalho para uma vida! Pessoas já quase morreram tentando organizar-los!!! Acho que a sua missão de vida é arrumá-los!
...rsrs....
Besos, guapa...
Enxaqueca | Homepage | 04.13.09 - 7:59 pm

hahahahahaha
morri de rir... tb adoro arrumar meu armario. E me comparam com a Monica do Friends.
Meu sonho de consumo é arrumar a gaveta de documentos e comprovantes de psgto do namorado, que é daquelas que os papeis caem por tras da gaveta, sabe? Até babo de vontade de arrumar, mas ele acha que arrumaçao é igual a jogar-tudo-fora.
Sabrina | 04.11.09 - 5:17 pm

Se quiser arrumar os lá de casa, fica a vontade. Até faço um café com bolo pra quando vc terminar. Bjs
Adri | Homepage | 04.09.09 - 10:48 am

Mamãe chegou aqui e eu já avisei... "não repara na bagunça, realmente não tive tempo..."
Ela olhou meu guarda-roupa, viu meus sapatos todos milimetricamente organizados e disse "é. não posso falar nada mesmo não"
Daí que é assim. por fora meu quarto é bem desorganizado, mas no guarda-roupa eu percebo se alguém trocar uma blusa de lugar.
Você não gosta de arrumar quartos também não? Pode vir aqui se quiser... rs
beijo Rê!
Fersi | Homepage | 04.08.09 - 9:49 pm

Menina!!! O que vc ta fazendo ai que não ta aqui??? Tenho vários armários aqui pra vc arrumar, pq eu sou a rainha da preguiça! Quase nunca acho nada no meu, pq não é do estilo bagunça arrumada, é bagunça bagunçada mesmo!
rs
beijos
Jana | Homepage | 04.07.09 - 11:38 pm

Definitivamente... você é doida!!!
mas faz uma maionese fantastica!
ENGENHEIRA Li | 04.07.09 - 7:23 pm

Oi!
Ah, eu também adoro arrumar armários! rsrs
Minha mãe fica louca qndo eu arrumo os dela, pq são todos hiper mega bagunçados. E pior, eu adoro jogar as coisas fora, dar, enfim. Teve uma vez que eu arrumei os armários e peguei todas as coisas que ela não usava mais e dei. Pensa no escândalo qndo ela percebeu....rs*
Ah, mudei de endereço de blog. Agora estou no www.loucuraeinsanidade.blogspot.com
Beijo!
Angell | Homepage | 04.07.09 - 4:46 pm

Nossa. Sou completamente seu oposto, sou a pessoa mais bagunceira do planeta, não tem condição. Se quiser vir arrumar meu armário eu nem ligo, viu? haha!
:*
Ciça. | Homepage | 04.07.09 - 4:08 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário