sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sobre paulistanos

Eu, na doceria chique: moça, o que tem dentro desse doce?

Ela: Nooooossa, mano, esse é muito bom, tem isso, isso e isso, muuuuuuito bom mesmo, mano.

Eu: Tá. E nesse aqui, tem o que?

Ela: Maaaano, esse também é bom demais, tem tal e tal coisa, eu se fosse você levava, mano.

Eu: Aham, e esse?

Ela: Viiiiiixe, esse aí é muito bom demais mano, comi um esses dias e foi realmente muito bom. Leva aê, mano.

Eu: Tá, qual você acha que é melhor?

Ela: Noooossa mano, eu acho que você tinha que levar um de cada, que é tudo um melhor que o outro, você come tudo e pronto.

Eu: Não dá, tou gorda, tem que ser um só.

Ela: AAaaaaah, tem esse aqui diet, mano, com chocolate maravilhoso, é bom demais, leva tudo que você vai gostar.

Nota: a atendente era mano. E, se você não é paulistano, uma pessoa "mano" traduz-se por ser cheia das gírias, geralmente com jeito peculiar de se vestir e a cada 5 palavras que diz, uma delas é "mano". Mano é uma palavra quase unissex, que significa "amigo, irmão, camarada, meu , truta ou véi", usado inicialmente entre amigos, mas agora é usada até pra se referir a alguém mais velho. E, a versão feminina, para quem costuma diferenciar, é "mina".

Legal. Se antes era comum ter gente "mano" nas ruas, nos lugares específicos para jovens, escolas, espaços para as classes sociais mais esquecidas e afins, agora até em doceria chique de shopping a cultura "mano" já se difundiu. Daqui a pouco será uma palavra presente em nosso dicionário e característica que define os paulistas perante os outros estados. Pelamordedeus, viu. Ao invés desse povo progredir, só regride...

E, a definição de "mano" segundo a Desciclopédia (recomendo a leitura, apesar de realista é divertida, sabe como é, brasileiro adora rir da própria desgraça):

"Os mano é em geral uns cara truta jovem, cas idade entre 12 e 25 anos, tá ligado? Geralmente sãu vagabunu e disocupadu, tamém conhecidu como Zêenis (ZNs) têm suas origi intimamente relacsionada cu surgimento da Malandragem, dus Movimento de Hip Hop du Guetu e dus Tráfico emterrenu nacional, morô? Os Mano cunsomi muitos químicu tipo heroina, kráque (préda) e e us bagulho muné ai, ta ligadu?. Mas dus produto mais geral é a erva sagrada. Os Mano tb curte paca uns gueime di pray-doys tipu Jêtêá: Sânândras qi agenti num temuz e uns veículu tunado cus quais consegui arrebanhá e levá pru abáte as fêmea típika da ispécie.

Eu pensei que estávamos evoluindo...
Charles Darwin sobre os mano"

PS: Esse post vai sem foto, eu não consegui achar uma suficiente bonita digitando "mano" ou "mina" no Google.

:: Postado por às 11h29



[Rosana] [http://rosanars.zip.net]
ai Renata... apesar de trabalhar com adolescentes... eu nao me acostumo as girias... algumas sao até consideraveis, mas tem cada uma que ninguem merece... usar uma giria é normal, mas repetir inumeras vezes como vc citou no post, é terrivel... acho que pediria pra pessoa nao me chamar de "mano"...rs... Tem um selinho pra vc no meu blog... beijoooo
14/12/2008 10:54

[Ju] [www.avidaecorderosa.zip.net]
nossa, eu odeio isso... acho q nem teria perguntado nada mais, perderia a vontade no 1º mano =)
12/12/2008 16:14

Isso de falar manow eu naum sei, mas que falar cara é uma coisa que gruda na gnt, ah isso é, rsrs
os mano pá e as mina pow!!
kelly | 12.16.08 - 9:29 pm

hihihi
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 12.16.08 - 7:26 am

Hahahahahaha....
As loucuras de ser paulista. Sim, eu sou um paulistno...rsss
Beijos
Pavón (Ruberto) | Homepage | 12.15.08 - 10:08 pm

Já ouvi assim: "OS MANO, AS MINA, OS MANO, AS MINA..."
Bem coisa de paulista, meu! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Danny | Homepage | 12.15.08 - 2:33 pm

HAHAHAHAHA
HAAHHAHAHAHA
AGORA LÍ O POST
FAISCA ATRASADA VIU?
HAHAHAHAHA
MANO É DEMAIS...
BEIJOS RÊ
Dani faxina | 12.15.08 - 8:18 am

Meu Deuuus,
Que horror,
aqui nao se usa "Mano" Mais se usa 'veei' tá ligada?
Po acho isso mega chato!
A vontade que eu tenho quando encontro pessoas cheia de girias é de ir embora e deixar ela falando os 'mano' dela pros mano!
ta, parei!
Bjs :**
Vitória | Homepage | 12.15.08 - 12:54 am

Mano, que texto engraçado!
Edgar Callegari | Homepage | 12.14.08 - 11:45 pm

hahaahahah
Rê, eu sou muito fora de moda ou é normal não entender esse texto dos manos por completo? Ri demais, mas fiquei com mega interrogação em alguns lugares.
Mas e no final das contas? Comprou um doce de cada, mano? hahaha
bléé
Abraço!!
Fersi | Homepage | 12.14.08 - 9:45 pm

nusss
eu tenho mania de vey...
ave maria vey, ameei o posto com as girias dos paulistanos... muito massa vey!! hehehehehe
amow desculpe se não estou vindo muito aki... mais ando sem tempo... é fim de ano vey... cê deve entender a correriiaa!!
beijõeessss!!!
Cris | Homepage | 12.14.08 - 1:13 am

Mano, deu vontade de comer doce. Mas não posso.
Adoro paulistas!
beijos
Laura | Homepage | 12.13.08 - 11:24 pm

caraaaaca mano!
legauzaum esse seu posti mano!
hauhuahuahuah
As pessoas não percebem como falam, eu acho... haha
Beijão ;*
Talita | Homepage | 12.13.08 - 5:08 pm

Legal seu post mano.
Mas afinal, você comeu doce do quê ???
Bjs.
Elvira
Elvira | Homepage | 12.13.08 - 1:13 am

Fala Mano!!!! kkkkk!
Ninguém merece né! Prá mim todo "mano" é corinthiano, sei lá por que! Rsrsrsrs!
Agora isso aconteceu na doceira do shopping? Então é o fim do mundo mesmo! Beijão
Lilica | Homepage | 12.12.08 - 9:06 pm

Kkkkkkk!!
Fala sério. O povo desse 'shóps' que tu foi, tem que fazer treinamento com esses atendentes pra não fazer esse tipo de atendimento, 'tá ligado'? Kkkk...
Não tem coisa pior do que sermos atendidos por pessoas em serviços que o atendimento deveria ser mais formal (ex.: meu anjo, meu amor, minha linda, bb, mano... aff). MIACABO!
Na capital do Maranhão as pessoas se referem umas às outras por 'pequeno', ou 'bebê', mas nunca vi isso acontecendo com atendentes (ainda), rsrs!
Beeejs, Renata!
(comentário quase post, rs)
Mari | Homepage | 12.12.08 - 3:07 pm

HAHAHAHAHA
HAHAHAHAHA
ROLOU UMA VERGONHA BÁSICA AGORA.
HAHAHAHAHA
NÃO LIGA PRÁS MINHAS MALUQUICES OK?
ADICIONEI
HAHAHAHAHAHA
BJOS
NOS VEMOS POR AÍ
EU ESTOU MORRENDO DE VERGONHA!
dani faxina | 12.12.08 - 2:47 pm

HAHAHAHA, outro dia estava no Mc, e um garotão que devia ter uns 16 anos, estava lá "azarando" as atendentes. De 10 palavras, 9 eram "véio". "Aí, véio, tá ligado" eu devo ter escutado umas 8 vezes enquanto comia meu lanchinho. É triste... E a gente tá ficando "véia", que não tá acompanhando essas tendências. Bjs
Adri | Homepage | 12.12.08 - 1:34 pm

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem um paulistano que trabalha comigo. Ele fala menos "Mano" que a atendente, mas fala.
E a desciclopédia é boa demais.
Sumida do msn, volte logo.
Beijos
Thito | Homepage | 12.12.08 - 11:52 am

Nenhum comentário:

Postar um comentário