sábado, 20 de dezembro de 2008

Sobre o que me faz ter vergonha de ser brasileira

Deus é brasileiro. E aqui não temos terremoto, furacão, tufão, maremoto, terremoto, vulcões. Por estarmos localizados bem no meio de uma placa tectônica, quase nenhum fenômeno natural nos atinge. E apesar das enchentes, secas e erosões que o povo brasileiro sofre às vezes, tudo aqui é lindo, como já nos mostra nossa própria bandeira, verde de nossas matas, amarelo de nossas riquezas, azul de nosso céu e branco de nossa paz. E, realmente: quase nenhum país tem esse céu azul que poucos param suas vidas para observar, e nossa floresta é e será cada vez mais motivos de discórdia entre os países do mundo. É uma das poucas bandeiras nacionais que não possuem em nenhuma parte as cores preta ou vermelha - geralmente associadas à guerra ou ao sangue - na sua composição. Claro, nosso presidente convida tudo e todos para churrasco com cerveja na laje. Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza!

Tá. Tá tudo muito bom, tudo muito bem... mas além de uma população deslumbrada e nada preocupada com questões ambientais para pelo menos manter o que ainda temos de bom, ainda tem esse povo que se mata pra ver alguém famoso. Brasileiro ou não, a diferença é que famosos brasileiros já estão acostumados com seu público, gente da sua gente. E se alguém vier me falar que artista brasileiro trata mal seus fãs eu vou te dizer que é um imbecil, afinal ele vive do dinheiro dessas pessoas, e se escolheu essa profissão que faça por merecê-la, tratando todo mundo, pelo menos, com respeito. Agora, se vem pra cá uma criatura lá dos EUA, famosa pra caramba, cheia da grana, fazer divulgação de um cd que estando aqui ou não é divulgado da mesma forma, fazendo a caridade de alguns poucos shows nesse país em desenvolvimento e cheio de macacos (porque é assim que eles nos vêem)... custa algo para nós em pelo menos sermos discretos e contidos e TENTAR não ficar na frente do hotel em que a pessoa está instalada gritando pelos cotovelos em uma língua que para eles é quase aborígene? Custa ir pra fila do show só no dia do mesmo, e não ficar meses antes acampados como mendigos lá na porta?

Sabe, desculpe. Mas esse tipo de coisa é além do que eu acho que deve ser o conceito de "fã". Eu sou fã. De várias pessoas internacionais, muito mais que os nacionais, confesso. Mas estou bem longe de todo esse conceito "monkey" (porque se eles nos acham macacos e as pessoas realmente sobem nas árvores para gritar por eles até perder a voz, sinto muito mas eles vão sair daqui cada vez mais nos achando mais macacos ainda). Ser fã pra mim é curtir uma música, ir ao show (e chegar no horário certo para isso), cantar, dançar, vir embora. Opa, encontrou o artista na rua? Beleza, tira uma foto, pede um autógrafo. Mas NÃO PRECISA chorar, descabelar, gritar, melar, babar na roupa da pessoa. Dá bem pra ser fã e manter aquele certo nível de sanidade.

Claro, somos seu público? Somos. É nosso dinheiro que os alimenta? É. Mas gente, dá pra tentar mudar essa visão que os estrangeiros têm de nós? Claro, somos um povo caloroso, simpático, participativo, amigo, meigo pra caramba e isso nunca vi estrangeiro nenhum negar. Mas dá pra ser tudo isso sem ser comendo banana, por favor? ORDEM E PROGRESSO é o que está escrito em nossa bandeira, minha gente. Com relação ao progresso estamos conseguindo, mas onde será que esconderam a tal da ordem?

Isso me lembra a passagem do livro do Slash, onde ele dizia como foi fazer o primeiro show do Guns 'N Roses no Brasil. Alguma coisa como eles terem ficado impressionados por ter tantos fãs aqui, que sabiam todas as músicas e tinham todos os álbuns, sermos um público caloroso e participativo em shows, mas que os seguranças tiveram muito trabalho e eles tiveram muito medo, porque tinham certeza que o público os amava tanto, mas tanto, que todo mundo queria ir pra casa levando um pedacinho deles de lembrança.

Ai, vergonha.

PS: Tou indo ver a Madonna. E quando encontrar com ela vou perguntar qual foi a dela em querer fazer show no mesmo dia da festa surpresa. "Escuta, dona. Qual é a tua em querer estragar a festa surpresa dos outros, hein? Não se toca não?"

:: Postado por às 11h15



[Enxaqueca] [dipironasodica.blogspot.com]
Ai, amiga... Deixa os monkeys serem felizes!!! ... rsrs... E, olha, eu não fui ao show... Mas tudo o que eu li sobre ele - antes das apresentação do Brasil - é que a Madonna é toda metódica, não tem nada de espontâneo, tudo é milimetricamente calculado... E no Brasil, ao que tudo indica, não foi assim... Então... Acho que ela gosta da algazarra... rsrs... E volte para nos contar como foi!!! Besos, besos...
22/12/2008 06:22

[Clécia] [www.novomarazul.blogspot.com]
OLá, Rê! Tudo bem? Andei sumda, né? O sumiço é por conta do trabalho. Ando mesmo sem tempo,mas hoje consegui atualizar o meu blog que já estava cheio de poeira. rs Adorei o post. Tambem acho que para ser fã não precisa se descabelar, gritar,ou seja,perder o senso do ridículo, né? Aproveito a visita de hoje para desejar que tenha um lindo Natal e um 2009 pleno de realizações! BJos e uma linda semana!
22/12/2008 00:52

[JuJu] [www.mycatblog.zip.net]
Pois é. Calorosidade em excesso faz mal, né... Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!
21/12/2008 14:22

Não tenho nada contra as pessoas que vão pra frente dos hotéis, mas eu n faço isso..Meu tempo é precioso pra ser perdido assim, mas acho exagero ficar na porta acampando, acho q todo mundo lá tem direito ao lugar que conseguir na hora e por mais que eu fique lá atrás vai ser sempre um prazer assistir ao show!
Bjs!!
=1
Alice Désirée | Homepage | 12.22.08 - 10:01 am

Concordo.
Eu não sou fã de ninguém. Eu gosto de vários, mas fã mesmo, de ninguém...
Por isso acho coisa de macaco mesmo esse circo todo em volta
beijo
Jana | Homepage | 12.22.08 - 9:11 am

Espero que o show tenha sido bom. E mesmo com todas essas coisas que você viu - porque sei que viu por lá - você tenha aproveitado mais o show do que lembrado das macaquices do pessoal.
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 12.22.08 - 9:01 am

Concordo com tudo. Sem acrescentar nadinha. Bjs.
Obs.: Tô querendo mudar o blog de servidor, mas tô com uma preguiça...
Adri | Homepage | 12.22.08 - 7:59 am

Eu evito contanto com artistas famosos.
Vai que, por algum motivo, quem fica famoso sou eu???
Thito | Homepage | 12.22.08 - 7:38 am

Oi Renata.
Essa coisa de ficar na frente do hotel, fantasiado e gritando o nome do artista eu acho o fim da picada. Se aparecer na TV então o mico é total.
Bjs.
Elvira
Elvira | Homepage | 12.21.08 - 11:39 pm

Menina... To na sua cidade, mas nem passei perto de onde a dona Madonna se encontra, tenho pânico de multidões insanas.
:*
Ciça. | Homepage | 12.21.08 - 7:01 pm

Oi Renata
Cheguei por acaso até seu blog. Gostei da sua maneira de escrever e concordo plenamente com esse seu post.
Um abraço e bom show!
Renata Nogueira | Homepage | 12.21.08 - 3:36 pm

oii Renata...
fala serio... eu nao gosto da madonna, e depois de saber da maneira como ela trata as pessoas, gosto menos ainda... ela pensa que é superior... acho que ela esqueceu que qdo ela partir dessa vida, ela vai pra debaixo da terra como qualquer outro...
as musicas dela td bem, sao legais e animadas, mas ela como pessoa nao pago nada!!! desabafei...rs...
e o povo brasileiro causa vergonha mesmo...
beijooo
Rosana | Homepage | 12.21.08 - 11:52 am

Já disse Bertold Brecht: Pobre do país que necessita de heróis...
Mila | Homepage | 12.20.08 - 7:37 pm

Também acho esse fanantismo todo uma pura babquice! Quando fui ver U2, cheguei umas 4 horas antes do show e fiquei num lugar bom pacas. Quer me irritar, me mostre uma reportagem daqueles imbecis que dizem ter sido demitidos para ver a Madonna! Ah..vá te catar né!
Beijão
Lilica | Homepage | 12.20.08 - 7:34 pm

Pois é... Quase me mataram quando eu disse "Não gosto da véia (com todo respeito *sic*) e por isso não faria questão de ir num show dela". Tipo, pra mim um show dela não é essa coisa épica que todo mundo tem falado, eu posso viver sem ir em um =[
Mas acho que fã fanático tem em todo lugar, e não só no Brasil
Lissa | Homepage | 12.20.08 - 1:34 pm

Renata ainda bem que vc comentou! Senão nem ia perceber a cagada de tamanha ambiguidade! kkkkkk
Viu o meu post debaixo? Falava sobre ser brasileira tbm, mas a relação fan-ídolo tem vezes que chega ao absurdo, nunca fui tão vidrada emalgum artista assim, então acho uma coisa bem besta ficar se descabelando por uma pessoa. oO é tão... bizarro!
Tem um meme pra vc no meu blog, no post do surf mesmo, acabei de editar, beijao ;***
Talita | Homepage | 12.20.08 - 12:07 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário