quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sobre a má vontade alheia

Estava eu linda e maravilhosa dia desses trabalhando, quando chegou uma Contigo em minhas mãos. Não, ninguém assina, é que a editora às vezes entende que tem que mandar algumas amostras grátis de revista bem chata a seus clientes, ver se por acaso algum deles têm uma convulsão momentânea e liga lá pra assinar aquela merda. Só isso. Daí que, voltando, chegou a Contigo. E, já que chegou, pode ser uma merda mas a gente vê. E aí, em meio a fofocas da vida alheia e caras cheias de maquiagem, achei no fim da revista uma receita linda. Digo receita linda porque tinha a foto, e eu não sei não, mas agora até acho que passam photoshop nessas fotos de comida em livro de receita. Não achava até testá-la, mas agora acho.

Enfim, eu sou uma pessoa que gosto de cozinhar. Acho um hobby legal, mais legal ainda é sentar a bunda no sofá e comer depois aquela maravilha feita por suas mãos e que você não pagou aquele olho da cara que paga nos restaurantes por aí (finja que você não leu o post do chá). E, o melhor: você sabe que lavou as mãos antes de prepará-la. Aí, que por isso mesmo, me interesso pelo assunto, gosto de programas de culinária, gosto de livros de receitas e afins. E me deparei com a receita linda na revista e resolvi experimentar.

Sei que o treco chamava "queijinho do céu", que de queijo não tinha nada, afinal de contas era um doce de ovo, tipo baba de moça ou quindim, que é sem dúvida meu doce favorito. E lá fui eu procurar os ingredientes para fazer. Cheguei no mercado, peguei os fios de ovos (eu procurei ir a um mercado que tinha), e na hora de olhar o próximo ingrediente da minha lista: amêndoas. Tem amêndoas no mercado aí? Aqui também não. Daí negócio é voltar os fios de ovos e desistir só por aquele dia, já que era domingo e eu não encontraria amêndoas em mais lugar nenhum.

Daí que o outro fim de semana chegou, e lá fui eu ao Mercado Municipal atrás das minhas amêndoas. Comprei, voltei. Pronto, tudo pronto para a receita. Voltei ao mercado, peguei os fios de ovos, mais 1 quilo de açúcar e olhei para a receita: açúcar de confeiteiro. Tem no seu mercado aí? Aqui também não. Mas não me deixei abater, saí de lá com o que eu tinha em mãos e fui procurar o açúcar de confeiteiro em um mercado mais chique. Tinha? Não. Descobri que gente chique não faz comida, muito menos doce elaborado. Por que teria então açúcar de confeiteiro no mercado deles?

Desisti e achei que açúcar é tudo açúcar e que ninguém ía reclamar se eu colocasse açúcar normal onde pedia de confeiteiro. Aí que eu vi que era só para polvilhar em cima da torta. Ah, sei que eu posso polvilhar até areia de construção que ninguém percebe a diferença. Mãos à obra preparar o doce. Sei que escrevia lá que as amêndoas deveriam estar descascadas e sem pele. Sabe pele de amendoim? Que sai facinho? (vide post da Lilith sobre o assunto) Então. Agora alguém me diz como é que eu faço pra tirar a pele de amêndoa! É humanamente impossível. Ah, coloquei com pele e tudo. Não vai ser uma pelinha que vai mudar o gosto da gororoba. Triturei, como mandava. Juntei açúcar, clara de ovo e fiz uma massa. E quase virei do avesso ao ver que a massa não iria ao forno. Eu, comer clara crua. Eca. Mas é assim que a gente come nesses doces comprados por aí. Não tenhamos preconceito. Certo. Vamos ao recheio. Enfia lá na panela o açúcar e a água e faz uma calda. Certo. Tá falando aí na sua receita o ponto da calda? Não, né? Nem na minha. Aí que a hora que eu achei que tava bom, enfiei mais QUINZE gemas no meio do treco e mexi. Coisa linda de se ver. Sei que o ovo foi cozinhando, começou a ficar aquelas bolinhas amarelinhas cozidas, sabe? É, o ovo não foi peneirado pra tirar a membrana que envolve as claras. Tá escrito aí na sua receita que tinha que peneirar o ovo? Na minha também não.

Tá que eu sou uma pessoa que não se abate com pouco, continuei mexendo a gororoba até que ficasse um treco menos nojento. E aquele cheiro de ovo no ar. E eu olhava as pessoas à minha volta, todos com aquelas caras verdes, enjoados, e eu dizendo que tava ficando lindo e maravilhoso. Foi. Deu o tempo da receita e apaguei a panela. A tia ainda teve a boa idéia de bater o creme para que ficasse uma coisa mais homogênea (porque até o momento tava parecendo sopa doce de gemas em bolinhas). Ah, maravilha. Tudo vai dar certo. Peguei a forma com a massa previamente esticada e taquei todo aquele ovo.

Mas não estava com uma cara agradável. E aí, eu que tenho pensamento positivo, coloquei na geladeira. Sabe como é, geladeira é um treco que transforma as coisas. Eu coloquei lá uma gororoba de ovo CRENTE que ía ficar lá uns minutos e na hora que eu abrisse ía sair uma linda torta de limão de padaria bonita. Foi decepcionante quando abri e a granja estava lá ainda. Mas não me abati, disse pra todos que tinha ficado lindo e maravilhoso e que depois que comêssemos nossa vida ía mudar.

Sei que deu até dó quando o povo se serviu. Esse povo devia ganhar medalha. Depois da pizza de farinha integral, da pizza de quinua, da sobremesa de cacau. O doce de ovo. Foi lindo de se ver. Todo mundo deu uma garfada, falou que nunca tinha comido nada melhor. E eu quase pude vê-los esvaziando os pratos nos vasos de plantas. Eu, toda dona de mim mesmo, comi tudo e ainda repeti. E passei o resto do domingo como se eu tivesse comido três galinhas inteiras com penas e tudo.

Aí que eu juro que cozinho bem. E vê-se pelo meu post que tive toda a boa vontade do mundo para fazer uma receita nova cuja foto fora previamente photoshopada em uma revista de fofoca. E tive pensamento positivo até o fim. Agora... que culpa eu tenho se esse povo faz receita pra quem adivinha os segredinhos não escritos? Sei que eu vou ligar lá e reclamar viu... e esse povo vai ter que me escutar.


:: Postado por às 08h57



[Isa] [rosmarinoemuitomais.blogspot.com]
Renata, nada mal para a estréia em doces portugueses, com certeza! Não desista. Agora já conhece alguns macetes. Lindo texto. Abraço,
13/11/2008 13:25

[Thais Denker] [http://saudavelvicio.blogspot.com]
Adoro fazer umas receitas e quando gostamos estamos sujeitas a esses erros. Já errei um bocado viu? hahaha
13/11/2008 11:31

[Cin] [http://blogsegredosdeliquidificador.blogspot.com/]
KKKKk Adoro sua maneira bem-humorada de falar da vida cotidiana. Eu tbém tenho boas histórias de receitas que não ficaram exatamente como na foto da revista. Bjinhos!
13/11/2008 10:56

[Dri Viaro] [www.adrianaviaro.blogspot.com]
Putz essas receitas que vao muitos ovos é dificil de acertar. Uma vez peguei uma receita de quindinzão e fui fazer...afff menina o troço nao endureceu de jeito nenhum, final das contas tive que jogar tudo fora, e que dó duas caixas de ovos fora, fazeoquené? bjao
13/11/2008 09:01

ahhhhhhh, eu não comi doce de ovo sobrinha... faz pra mim?!!?! rs
Ariane | 11.27.08 - 3:45 pm

voce cozinha bem.. nao sei doces.. mas maionese.. é perfeita..hahahhahha
(to sumida mas agora retornei)
Donatella | 11.24.08 - 4:06 pm

Cara, algo paracido aconteceu comigo. Só que eramos 6 "chefes de cozinha", ficou uma gororoba. Adorei ler seu texto, você é muito engraçada.
Murillo | Homepage | 11.19.08 - 4:39 pm

HAHAHA, só vc mesmo... eu acho que não teria coragem de fazer um doce com tanto ovo assim. Nem quindim eu faço, e olha que adoro e minha sogra tem uma receita ótima. E já que gosta de cozinhar, dá uma olhada nesse blog:
http://www.technicolorkitchen.bl...n.blogspot.com/
Bjs
Adri | Homepage | 11.18.08 - 6:17 am

Hummm eu já fiz algo parecido, um musse de côco com baba de moça... A tal baba de moça é algo parecido com essa tua parada aí das gemas, e a minha ficou igual a sua, tudo empelotado... O musse (ou seria a musse?) ficou UM NOJO, doce demais, horrivel horrivel...
Mas...
Livrinho de receita de 1,99 que vem junto com a Ana Maria geralmente nunca falha!
Pra mim, fazer doce é mais difícil mesmo, nunca acerto... Já no salgado eu me viro!!!
Freckles | Homepage | 11.15.08 - 10:44 am

Antes de tudo, fica um aviso: nem nas receitas da Contigo dá pra acreditar.
Eu não sou nenhum mestre cuca. Nunca cozinhei com receita, por isso que só cozinho alguma coisa uma única vez. Impossível repetir o prato de novo.
Espero que quando eu for em por essas bandas tu resolva fazer uma receita mais conhecida da sua pessoa. Hehehe.
Thito | Homepage | 11.13.08 - 9:03 pm

Aconteceria o mesmo comigo. Não sou cozinheira de todos os dias, mas sempre me arrisco na cozinha, só que sempre com uma receita do lado. E faço exatamente o que manda lá. Só inverto a ordem de alguma coisa quando minha mãe vem com o "faz assim que é mais fácil".
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 11.13.08 - 8:40 pm

Rê, eu sempre passo por esse tipo de coisa. Uma vez inventei de fazer orta salgada. A massa era podre. Meu, fico tipo assim: indigerível. Tenebroso. E pra piorar, minha irmã "pincelou" (na verdade ela pegou uma colher de sopa e foi jogando em cima) com molho shoyu, o que deixou a torta uma verdadeira salina. Meeeeerda total.
Já tentou fazer torta prestígio? E bolo com recheio de leite ninho? Se você quiser, me avisa. É fácil e bom demais!
Amanda | Homepage | 11.13.08 - 7:06 pm

HAHAHAHAHAHAHAHA
Uhuuuuuuuuuuu...então não sou só eu que faço feitiços na cozinha!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Menina, eu faço um doce de ovo aqui que eu (simplesmente eu) amoooo! Mas essa coisa do ponto da calda, eu me fodi a beça pra descobrir. Queimei varias, açucarei outras tantas, até que por intuição achei o tal ponto um dia! E na minha receita falava da peneira! É o X da questão fia! Se na sua não falava, então eles merecem um processo nas costas com direito à indenizar à sua pessoa por danos morais no paladar!
Olha, não sei bem, mas acho que não vai dar pra passar aí pra serrar a bóia...é que a gente anda meio sem tempo, sabe?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que nada, nóis aqui é que nem vc: Come tudo o que não comer a gente primeiro!
E por falar nisso, tava lembrando o quanto eu dei de risada com seus coments pedindo comida no post do meu niver...era engraçado, pq vc falava um monte de coisas e de repente: "Tem tal coisa pra comer", e blá, blá, bla´com a Jana e o Edgar, daí "Ow, mas tem tal coisa"? kkkkkkk
ALMA GORDA È MINHA AMIGA!
Bj imenso
Lilith | Homepage | 11.13.08 - 4:57 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu me lembro, quando vc leu a revista me disse da tal receita!! Coisa de almas gordas que compartilham receitas pelo MSN! kkkkkkkkkkkk
Agora guria, não se abata, tente de novo, todos temos receitas desastrosas, eu ainda me lembro de uma receita de "biscoito de maisena" q eu inventei de fazer, a cada bolinha que eu fazia esparramava tudo e virava uma pasta na forma, eu sei que acabei colocando o triplo de maisena, e a coisa não pegava ponto, com fé, puz no forno, quando saiu do forno, tiramos um tequinho da placa (pq n ficaram as bolinhas de jeito maneira) e do forno foi pro lixo, pq virou uma pasta que chegava a grudar a boca (casa maisena +saliva = pasta grudante), coisa boa de se ver kkkkkkkkkk
Beijo
Jana | Homepage | 11.13.08 - 1:53 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ain Rê tu memata de rir!!!
ei imaginei cada coisa ateh a tua cara lá no mercado e na cozinha!!! rsrsrsrs
mais eu tbm tenhu essa sorte, uma vez fui fazer um doce de leite daqueles em bolinha, só que a receita dizia que ele ficaria mais macio se colocasse um ovo...
Eu muitissimo inteligente, pequei lá 3 ovinhos, parti e meti dentro do doce...
e ficou aquela gororoba de gema em bolinha, um cheiro de ovo DuzinfernO no doce, e quando terminei coloquei a meleca na geladeira...
e fui jogar com minhas amigas um bom dominó (tah mentira, eu fui eh fofocar...) enquanto o doce gelava...
abrimos a geladeira uma hora depois e sobe aquele "ajoufo' de ovo no ar... a gente se segura pra não 'inguiá' e sorri e diz: deve estar uma delíciaaa...
Colocamos a gororoba no copinho, e danamos a comer... Detalhe, não conseguimos dar mais que 3 colheradas na meleca lá... saimos cada uma prum canto da casa pra vomitar...
Tava ruim mermu, admito...
Pois, um dia me disseram que o que colocava no fio do cranco do doce eram 'claram em neve'...
kkkkkkkkkkkkkkkkk
pois tente aê... quem sabe vc não consegue!!! kkkkkkkkkkkkk
beijãããÕOO amow
se cuide
Criisss
Cris | Homepage | 11.13.08 - 1:24 pm

É por isso Rê que eu só faço receitas fáceis que não tenham ingredientes estranhos! Porque senão acontece igual a sua!!!! Beijos
Lilica | Homepage | 11.13.08 - 12:29 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário