quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sobre gente que anda

Daí que eu já falei que sempre fui uma garota meio pata para esportes. Até descobrir a natação. E então eu percebi que o meu problema não era bem a bola que eu atraía nem as cabeçadas que levava. O problema era ter outras pessoas comigo. Natação é um esporte solitário, sem ninguém correndo ao redor ou falando, aquela coisa tranqüila, você consigo mesmo e pronto. Desde que não tenha que dividir a raia com ninguém (se tiver que ser espere pelos pontapés e unhadas) tudo é muito beautiful.

Ah que eu nadei por 11 longos anos. Foi legal, é um esporte que eu realmente gosto, visto que meu cabelo é bom e não tem aquele desespero de usar o secador ou fazer chapinha todo dia depois da aula (acreditem, tem gente que faz isso). Só que depois de todo esse tempo praticando o mesmo esporte, dá pra cansar. E então eu tirei minhas férias sem data pra voltar na academia.

A beleza acaba quando você começa a olhar torto para aquele torresmo em almoço de domingo ou aquele prato de batatas fritas e lembrar que não há mais exercício físico pra balancear as guloseimas. E então o fim da picada é você assistir àquele comercial da margarina Becel, com o cara correndo entre as árvores de moletom vermelho e o narrador no “ame seu coração...” Tá. Não amo meu coração? Só porque eu não saio correndo por aí no meio das árvores? E isso quer dizer que por sentir-se pouco amado qualquer dia ele resolve ter um piripaque do nada? Isso precisa mudar.

E então que eu decidi que levantar 5h da madrugada e caminhar já era um bom exercício para que meu coração se sentisse amado. Não, eu não vou correr, porque se o cara do comercial é novo e supersaudável, problema dele. Meus joelhos não são tão assim firmes e fortes, de que me adianta amar correndo o coração se os joelhos vão resolver me virar a cara se eu fizer isso? Caminhar tá pra lá de bom já.

Sei que 5h da madrugada não é nada fácil você levantar com toda aquela disposição de quem acha que o mundo está acabando e só se andar daqui até a China é que daria pra evitar a catástrofe. Decididamente eu acordo e penso “pra que andar, eu sempre quis ser gorda mesmo” ou “as pessoas andam por mim e tudo vai dar certo, eu posso continuar a dormir”. Então que alguma voz dentro de mim (muito da intrometida por sinal) diz que andar quilômetros é meu dever e não me deixa mais dormir.

Vou. Com aquela disposição maravilhosa que Deus me deu, pé ante pé torcendo para que os ponteiros do relógio andem mais rápido. Não, eles funcionam contra mim, quando estou atrasada para algum compromisso eles voam que é uma beleza. Na caminhada andam em passo de tartaruga. É a vida.

O bom é que lá onde eu caminho, apesar de ser uma rua qualquer com carros e tudo, é um lugar que a vizinhança adotou para caminhar. Fora os alunos de auto-escola que aprendem a dirigir no mesmo lugar, tudo é uma maravilha. E eu procuro me distrair reparando nas pessoas, coisa boa que é bisbilhotar a vida alheia.

Tem o cara que corre e eu procuro ver quantas voltas ele dá enquanto eu só caminho. Tem o velho que acha que eu tenho cara de naftalina porque me procura todo dia pra me dar bom dia. Tem a japa que sua (do verbo suar) bem na bunda. E aí eu penso se o suor vai escorrendo e se concentra ali ou se é lá mesmo que ela sua, porque depois de um certo tempo parece mesmo que não deu tempo de ir ao banheiro. Tem a gorda evangélica que caminha de saia jeans. Tem a menina que caminha com o Ipod, e eu penso que deve ser mesmo legal começar a suar e ir melando o fone de ouvido ao mesmo tempo. Tem o cara que é moreno mas tem a perna branca. Tem a mulher que eu aposto que é carioca, pela bunda arrebitada e maneira escrachada de falar que tem. E a companheira dela, que insiste em usar calça de lycra preta mas que ninguém contou pra ela que fica transparente se usa junto uma lingerie de florzinha. Tem a vizinha que me conhece e eu fujo todo dia dela porque tenho preguiça de dar bom dia. E tem a vó, uma senhora bem velhinha, que caminha de saia comprida, blusa de lã e chinelo havaianas, a cara da Madame Min* do desenho animado.

Sei que é divertida essa vida de quem levanta 5h da manhã pra caminhar... Segunda-feira ta todo mundo lá (regime e atividade física sempre começam na segunda) aí vai chegando o meio da semana todo mundo vai ficando com preguiça... até ir ao médico e ele dizer que é necessário. Todo mundo lá de novo, firme e forte. E falando mal da vida alheia, que foi-se o tempo que vizinha ficava no portão falando da vida dos outros. Negócio agora é falar durante a caminhada. Fofoca também se atualiza, ta pensando o que?


*Madame Min, toda fofa caminhando todo dia às 5h da madrugada. Agora falta só a Maga Patalógica.

:: Postado por às 08h29



Eu amo caminhar!! Mas vivo em uma correria tão grande que não consigo!!!
Quando eu caminhava, eu sempre reparava nas pessoas e sempre encontrava com as mesmas pessoas pelo caminho. Também tinha um elenco desses na mente e eles sempre estavam pela praia! Era engraçado!!
Saudade de caminha! Tenho sentido vontade de tentar acordar mais cedo.... inclusive tinha dito que iria começar essa semana!!
Nina | Homepage | 10.30.08 - 9:27 pm

Caminhar dá uma preguiiiiiiça. Se eu vou andando assim, devagarinho, vai vindo aquele bocejo, aquela nostalgia de cama, aquela fome... Daí que é melhor correr. Parece que o tempo passa mais rápido, no final das contas.
Laura | Homepage | 10.30.08 - 6:31 pm

Sabe que você até me deu idéia pra um post? Meninë, eu tô querendo começar a fazer natação desde maio (!!!), mas cadê meu ânimo, senhor? E caminhar? Comprei um tênis decente há mais de um mês e só fui caminhar uma vez... fato que, inclusive, gerou aquele post mal humorado :B
ah que coisa, se preguiça matasse, eu estaria morta por umas 3 vidas pela frente .) aha.
Beijos
Carol | Homepage | 10.30.08 - 2:58 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Adorei sua visão meticulosa dos seus "companheiros" de tortura! kkkkkkk
Fiquei aqui imaginando todos els, e vc lá, com cara de empapuçada, só observando, e olhando no relógio! Muito útil...O que será que eles falaram de vc no Blog deles???kkkkkk
Vou fuçar até descobrir!!!kkkkkk
O importante é que vc é uma heroina, pq acordar as 5 da matina pra andar é o maior osso que eu já vi na vida!
Isso é o que eu chamo de prova de amor!
Se depois disso seu coração pifar, esquece ele pq é um ingrato e não te merece!
Bj imenso
Lilith | Homepage | 10.30.08 - 2:15 pm

Eu tenho muito medo de água e só acordo às 6:00 porque sou obrigada (para trabalhar). Portanto vc é minha heroína, pois além de saber nadar, acorda cedo pra caminhar. E ainda consegue reparar nos companheiros de maluquice matutina!!!!!! Rs... Beijos
Lilica | Homepage | 10.30.08 - 1:39 pm

mais um comentario.. as vezes, ao ler seus textos, acho que vc é uma gorda horrivel e mal humorada... sorte que eu te conheço ein ..hehehehhe
Donatella | 10.30.08 - 1:37 pm

Uma dúvida... vc sua na orelha pra melar o fone????
Donatella | 10.30.08 - 1:36 pm

Nossa , é assim mesmo que funciona... A gente vai procurando no que pensar durante a caminhada, pq se pensar nela própria a gente desiste...rsrs
Faz tempo que não faço regime e nem caminho...
Já tava pensando mesmo agora depois do seu post me reanimei...rs
Elayne | Homepage | 10.30.08 - 1:16 pm

Eu faço academia quando chego do trabalho. É cansativo também, você já "se esgotou" durante o dia, mas prefiro assim, porque eu não teria coragem de acordar tão cedo para me exercitar.
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 10.30.08 - 12:41 pm

Eu já fiz natação e realmente é um esporte bem maneiro, o melhor que existe. Mas como eu não tinha disciplina eu larguei mão. Agora, eu também não gosto de caminhar. Caminhar é muito chato. Não vejo graça nenhuma em ficar andando, andando, andando. Prefiro jogar capoeira, sabe! Aliás, você podia experimentar um dia, acho que iria gostar.
Bjo pra ti.. :D
Edgar | Homepage | 10.30.08 - 12:38 pm

Admiro sua força de vontade. Decididamente, não dá pra mim essa coisa de acordar de madrugada pra azer atividade física nenhuma, qq q seja ela.
Mas gostei das figuras q caminham no mesmo horário q vc... rs.
Beijos.
Tathiana | Homepage | 10.30.08 - 11:34 am

Renata, eu adorava a super mme mean e o charme da maga. Bom lembrar. Mas valeu a pena mesmo vir aqui ler teu post. Realmente muito divertida essa tua opção, olhando de fora....
kkkkkkkk
Isa | Homepage | 10.30.08 - 11:15 am

Ah, só pra constar, amanhã é sei dia... "Gostosuras ou travessuaras"?!?! Beijooooo
Andrea Mentor | Homepage | 10.30.08 - 10:30 am

Oi Renata, adorei o texto... Nada como comprometimento. Mas 5h da matina é de arrebentar, putz! Corajosa vc, parabéns!!!
Adorei seu comment no meu post de abanar o rabo e não a lingua (isso em se tratando de cães, pelamor... se bem que, hj em dia, se vc se der ao luxo de assistir por 5 minutos que seja a "Lu Gimenez", a mulherada tá abanando a bunda pra felicidade mesculiona e a língua tb, pra detonar com a humanidade; sei lá...) Tb prefiro os amigos que são amigos embora eu abane a língua... ADOREI o que vc escrevu... Volte sempre tá?
E, certeza, estarei around diariamente. Beijo grande
Andrea Mentor | Homepage | 10.30.08 - 10:30 am

kkkkkkkkkkkkkk Olha divertido mesmo, mas pensando que eu acordo as 5:30 para trabalhar, eu teria que acordar as 4 pra caminhar?
Minha cama é muito, muito mais divertida! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beijos
Jana | Homepage | 10.30.08 - 9:13 am

Nenhum comentário:

Postar um comentário