sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sobre cultura

E aí que eu fui ver um treco diferente ontem. Não me pergunte o que era. Sei que o nome do espetáculo é Fuerza Bruta, e eu até agora não sei se é teatro, cinema, circo, carnaval ou dança de rua. Sei o que li na internet antes de ir: que é de um grupo argentino, querendo resgatar o teatro primitivo (aí eu já imaginei todo mundo de tanga e osso na cabeça, no maior estilo Pedrita), com o objetivo de emocionar o público, apresentado sob uma tenda armada no parque e que deveríamos ir todos de roupas confortáveis porque o público participaria do show. Ah, e claro, que custava 150 reais.

Enfim, como eu já disse que a amiga ganhou os ingressos e me convidou, lá fomos nós. E eu realmente não sei como descrever o treco todo pra vocês. Não sei dizer se gostei ou não. Não sei de quase nada. Sei que eu fui entrando na tenda escura como se fôssemos para o abate, e que passamos o espetáculo todo em pé. E que de repente havia uma cena ali, de repente outra aqui. E nós tendo que nos deslocar como se pudéssemos adivinhar de onde viria a próxima atração, que também podia ser de cima de nós.

Tá. Depois de 70 minutos saímos de lá. E enquanto ouvíamos as pessoas dizendo “nossa, que muito louco”, não dizíamos nada. Até eu perguntar “e aí, o que você achou?” e ouvir “ah, eu achei que esses bancos de pneu são ótimos”. Caímos na gargalhada. O fato é que duas moças tão inteligentes e pós-graduadas saímos sem opinião porque vimos tudo, mas não entendemos a moral da história. Então não sabíamos dizer se foi bom ou se não foi, se achamos que valia a pena ou não. Saímos com a sensação de vazio no peito. E então sentamos nos famosos bancos de pneu para filosofar e cheguei à conclusão que:

Eu acho que já disse isso em outro post, mas vale a pena lembrar. Sabe a historinha da Roupa Nova do Imperador? Aquele conto de fadas? Que o imperador mandou fazer a roupa e os alfaiates pregaram uma peça dizendo que só quem fosse inteligente conseguiria enxergar? Eu sinto isso com relação às mostras de cultura no Brasil. Pode não parecer pra você que me lê todo dia, mas eu gosto de exposições de arte, escultura, pintura, museus, teatro, mostras e afins. Procuro visitar sempre que o preço não é exorbitante, e apesar de ver muita merda por aí eu prefiro ir lá ver e depois expressar a minha opinião a respeito. E o que eu vejo nesse mundo é que as pessoas vão lá, jogam meia dúzia de latas de tinta em uma tela, dizem que aquilo é arte e cobram preços absurdos por isso. E fazem exposições. Ou, pior, fazem desenhos que uma criança de 2 anos faria tranquilamente. Tem gente que pega uma prasta de argila, dá uma forma retardada e diz que aquilo é arte e põe na mostra. E o povo vai visitar!!! E aí eu vejo um monte de gente amontoada exclamando coisas como “nossa que coisa mais maravilhosa do universo”. Sendo que eu não enxergo nada naquilo além de uma prasta de argila! Aí você vai me dizer que eu sou sem cultura? Que não tenho sensibilidade para apreciar tal arte tão linda e maravilhosa? Eu não acho. Eu acho que você na verdade não acha lindo e maravilhoso, só diz que acha para não passar por burro dizendo que não gostou ou não entendeu. Acho que as pessoas aqui têm um conceito de que se dizem que é arte, é melhor dizer que é lindo. E que amou de paixão.

Eu aposto que no espetáculo de ontem muita gente saiu sem entender qual era o fio da meada. É mais fácil dizer “meu, tou pirando de emoção” do que pensar “o que será que eles quiseram nos dizer com isso?”. Mas essa é uma questão abrangente demais. É pra quem gosta de pensar, gosta de entender, gosta daquela coisa certinha de começo, meio e fim. Gosta de achar o sentido das coisas. E pensar é difícil. Mais fácil dizer “meeeeu, muito louco!”, afinal tudo que custa 150 reais tem mesmo é que ser muito louco, não importa se seja mesmo ou não.

Sei que eu, a exemplo daquele comercial do cara que escalava a montanha, fui, assisti, andei pra lá e pra cá, levei água na cara, pra depois no fim olhar pra amiga e dizer “bom, vamos embora?” E eu juro que quando entender qual foi a moral da história, conto pra vocês.

Explicações à parte, sensação única: você sabe o que é olhar pra cima e ver a chuva caindo onde você está, mas não sentir os pingos em você? Eu sei. :)


Pra quem quiser ver, abaixo vai o videozinho de um pedaço do show. E pra quem quiser saber onde, quando e por que e tiver 150 reaizinhos pra arriscar, mais informações aqui. Lembrando que é em São Paulo e que vai até 09/11. Então você vai, assiste, anda, leva água na cara, e na volta me explica o que você entendeu. Quem sabe a gente não consegue achar um fio da meada trabalhando em conjunto, não é?

:: Postado por às 09h51



[Tathiana] [lacodoinfinito.blogspot.com]
Lembrei de uma amiga q faz artes plásticas falando das "perfomances". Ela tendo q fazer trabalhos e interpretar umas performances e coisa e tal. Até que um dia, encontrou o responsável pela tal performance e perguntou o q ele quis dizer... Nem o próprio criador da coisa soube responder. Ah, fala sério! rsrs. Ela ficou indignada! rs Beijos.
04/11/2008 18:06

[Pavón (Ruberto)] [http://mafiadospavoes.blogspot.com]
Nem toda arte precisa ter moral da história, ou significar alguma coisa sensata e explicável. Talvez o que eles desejam passar é a sensação unica de ver a chuva cair na sua direção e nao te atingir, já pensou nisso? Beijos
04/11/2008 17:09

[Cin] [http://blogsegredosdeliquidificador.blogspot.com/]
Vim avisar que estou de volta! Bjinhos!
03/11/2008 14:05

[JuJu] [www.mycatblog.zip.net]
Mas até que a mostra é interessante. Acontece que arte hoje em dia a gente nem precisa mais proucurar entender, o importante é ver, é sentir. Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!
02/11/2008 15:42

[Dani] [danielapontes.wordpress.com]
Re, me encontei nas suas palavras!!! Eu sou assim tb... se nao entendo nao consigo achar lindo, maravilhoso, nem louco!! rs Preciso pegar o fio da meada e entender o objetivo da coisa pra poder gostar!!! E arte, independente do tipo, tem q me emocionar, me fazer pensar ou me tocar de alguma forma... entao mesmo q vc ame pode ser q eu nao goste!! E acho isso mto natural nao eh mesmo?!?! Beijos, Dani PS: to de volta mas acho q so vou visitar os amigos nos finais de semana...
02/11/2008 12:09

[Ju] [www.avidaecorderosa.zip.net]
na minha opinião tem mta gente querendo ser cult fazendo merda... até agora ainda não sei se quero ver esse troço... sei lá, tenho preguiça sabe enfim, e pra mim primitivo seria se fosse de graça, afinal não se costumava cobrar na época da pedrita né? =)
31/10/2008 09:15

Puf... achei que já tinha comentado aqui...
O.o
Mas enfim... 150 reais?
serio, pode ser muitoooo bom (e nao duvido), mas é simplesmente impossivel para mim!
:S
coisa absurda de cara!
oh ceus!
:S [2]
;**
candy | Homepage | 11.04.08 - 11:40 pm

kkkkkkkkkkkkkkk
Acabei se sair de um blog que falava quase exatamente sobre isso , sobre esse universo dos "papos Cabeça". Dá uma olhada lá.
http://sguenis.blogspot.com/
Vc poderia ter falado algumas daquelas respostas!!! kkkkkkkkkkkkkkk
Ainda bem que vcs não tiveram que pagar né... Alias, é por isso que o povo diz que gostou... Não quer assumir que sifu por R$ 150,00
Bj imenso
Lilith | Homepage | 11.04.08 - 1:56 pm

Concordo com vc viu Rê. As pessoas fazem um baita tipo para não ficarem de fora do assunto. E não é só com esse tipo de arte estranha, é com tudo. Tipo todo mundo tá lendo o livro da moda. Peguei, folheei, achei um saco, mas imagina, não encontrei nenhum ser humano que não tenha achado o máximo, lindo, maravilhoso. Se as pessoas tivessem um pingo mais de personalidade, o mundo seria melhor, vc não acha? Bjs
Adri | Homepage | 11.03.08 - 8:11 am

Então. Queria saber como é ver chuva caindo e não sentir os pingos em você. Queria mesmo...
Mas, o show foi badalado igual no vídeozinho? Não parecia tão ruim... Parecia “meeeeu, muito louco!”... rsrs... Mas parecia meio sem sentido e sem seguimento. rs
150 é o tanto que eu gasto em um ano de espetáculos. E olha lá. Porque onde eu moro nem tem coisas interessantes.
Gostei do blog! Tá lincada.
Fersi | Homepage | 11.02.08 - 9:03 pm

... eu parei nos 150 reais. Prefiro tomar banho de chuva, amiga... rsrs... Confio em vc, viu? Que é algo inexplicável, etc e tal!
Besos, besos...
Enxaqueca | Homepage | 11.02.08 - 9:02 pm

Eu não gasto 150 reais em todos os espetáculos que vou num ano.
Mas a cultura "erudita" é mesmo estranha. E a vanguardista também.
Thito | Homepage | 11.02.08 - 7:41 pm

Hahahhahahaha, amiga, ainda bem que os ingressos foram de graça!
Saudades.
Mila | Homepage | 11.01.08 - 10:04 pm

Ainda bem que tu ganhou os ingressos, porque se tivesse desembolsado 150 pilas pra ver um treco sem pé nem cabeça e que no final te deixa com cara de "hã", vc estaria soltando fogo pelas ventas, não estaria não???? Eu sei lá o que o povo acha de legal nessas coisas malucas, mas eu, prefiro algo mais normalzinho tipo um show do Nando Reis saca???? Rsrsrsrsrs! Beijos
Lilica | Homepage | 11.01.08 - 7:41 pm

Eu vi o diretor desse espetáculo no programa do Jô, não achei nada de novo, e pelo que vc disse, não perdi nada, acredito que arte deve nos trazer alguma sensação, ou de amor ou ódio, mas despertar algo, se não desperta não valeu de nada..enfim..
RodrigoBrower | Homepage | 11.01.08 - 6:51 pm

Nunca ouvi falar desse espetáculo, mas parece apaixonante!
Abç
Lizzie | Homepage | 11.01.08 - 11:53 am

Achei que você achou uma bosta! E achei mais, se tivesse desembolsado os 150 reais aposto que sairia de lá entendendo alguma coisa. Qualquer que fosse. Por 150 tudo nesse mundo de meu deus é inteligível.
Pera lá.. Chuva que não molha? Ué, pra mim quem entra na chuva é pra se molhar. Vai ver a chuva era só pra quem pagou o ingresso, como esse não era o seu caso, então não tinha o direito de sentir os pingos na cara.
Sabe, eu não assisto Fantástico (não gosto) e também não quero ver o vídeo.. mas deve ser um espetáculo formidável. Com certeza!
Bjo pra ti.. :D
Edgar | Homepage | 10.31.08 - 1:21 pm

juro que achei qeu vc tinha digitado errado e era 15 reais e nao 150....
"sentir a arte" o povo adora falar isso.. eu prefiro "sentir os 150 no meu bolso"
Sou de exatas!
Arte pra mim é ganhar dinheiro. (levando em conta que os caras tao ganhando bem ... porque com esse preço... entao.. realmente isso é arte! e das boas!)
Donatella | 10.31.08 - 11:38 am

se eu morasse em sampa... eu até gostaria de ir... gosto desses espetaculos... mas moro tao longe...
as vezes a gente fica perdido mesmo... mas eu sempre fico encafifada com essas coisas, e tento abstrair algo, mesmo que irreal...rs...
qto as obras de arte q vc falou... assim, eu tb pensava como vc... nao sei qual sua formacao, mas eu sou da area de exatas... entao meu forte nao é arte... mas a mae do meu ex era forma em belas artes e ela entendia tudo... certa vez fomos a um museu em curitiba e ela explicava o significado, a epoca, o tipo de pintura... é muito interessante... de la pra ca adoro ver as obras!! mesmo nao entendendo muito...rs...
beijoooo Renata! e abstraiiii
Rosana | Homepage | 10.31.08 - 11:16 am

Eu não entendo muito de arte, então me limito a admirar as coisas que eu considero bonito e não o que os outros acham que é.
Como assim, a chuva cair e não sentir os pingos? Deve ser muito legal!
Bjitos!
*Lusinha* | Homepage | 10.31.08 - 11:07 am

Eu fui ver o vídeo e voltei. Eu vi eles no fántastico. E sabe que eu achei interessante? Mas eu classifiquei como circo. Teatro não é não tem enrredo, acho que é um espetáculo de circo sensorial.
Quando vi no Fantástico, achei legal e queria ir, mas continuo não pagando 150 para tal. kkkkkkkkkkkkk
Beijos
Jana | Homepage | 10.31.08 - 11:02 am

kkkkkkkkkkk Ainda bem que vc não pagou 150!! Imagina a sua cara depois se tivesse pago?
Sera que valeria apenas pra ver a chuva e não sentir os pingos?
Bem eu não sei, mas não dou 150 não kkkkk
Ok, vc não achou o fio da meada, mas foi assim bom? kkkkkkkk
Sou como vc, essa coisa que chamam de arte e ficam admirados (como aquele cara que falamos com os sacos cheios de tempereros que jogava pro ar e era arte) eu chamo... bem não posso dizer aqui!
Beijos!
Jana | Homepage | 10.31.08 - 10:58 am

Nenhum comentário:

Postar um comentário